Introdução
Para este primeiro apontamento sobre o Fiel Amigo Bacalhau, optei por um prato simples, mas elaborado e por um enquadramento sobre aquilo que foi e ainda é apesar de em menor escala, a Epopeia secular da captura de bacalhau!
Uma receita!
Ingredientes:
- Óleo de palma 1 colher de sopa
- Cebola picada 1 unidade
- Alho picado 1 dente
- Gengibre picado 5g
- Pimento vermelho em cubos 50g
- Pimento verde em cubos 50g
- Polpa de tomate 3 colheres de sopa
- Leite de coco 200ml
- Bacalhau desfiado 500g
- Coentros picados a gosto
- Malagueta picada 1 unidade
- Flor de Sal Rui Simeão
- Pimenta a gosto
Preparação:
Coloque uma colher de óleo de palma num tacho para fazer um refogado tradicional.
Quando o óleo estiver quente junte a cebola, o pimento vermelho, o pimento verde, alho e gengibre.
Após 5 minutos junte a polpa de tomate, o leite de coco e o bacalhau.
No final, juntam-se coentros picados e uma malagueta picada.
Vinhos Recomendados
Enquadramento
Portugal é um país europeu atlântico, com uma posição geográfica que favoreceu uma expansão marítima que é fundamental na constituição da identidade nacional.
A singularidade portuguesa, face a outros países marítimos europeus, não se cinge apenas à nossa posição geográfica e às relações com os outros continentes, mas também, ao aproveitamento que Portugal retirou ao mar.
Evolução de capturas e biomassa disponível
Esta característica da sua identidade, não foi sempre permanente, assumindo variadíssimas formas ao longo dos tempos.
Espécies de Bacalhau
“O mar português, mais do que o mar do passado, é o mar do futuro”, uma influência determinante na história de Portugal, que esteve presente durante todas as épocas da história portuguesa, “do nascimento, ao apogeu, à decadência e às tentativas de regeneração”, e foi esta dependente influência do mar, que permitiu conquistar e perder património do mar.
Esta sua presença foi deixando marcas no território e até mesmo nas pessoas, e por isso constitui o património marítimo.
Bacalhoeiros e Doris
Uma das heranças do passado, que em parte foi descurada e se encontra algo afastada das atenções dos portugueses, torna-se o centro das atenções nesta abordagem ao bacalhau.
Deste modo, num país com tanta tradição e património marítimo, torna-se pertinente cuidar do património e das memórias que ainda restam de momentos marítimos passados, como é o caso da indústria da pesca do bacalhau.
5 Comentários
António Júlio Santos
7 anos atrásExcelente artigo de pesquisa,conhecimento e informação.Grato a Jorge Cipriano por toda a informação e formação ,fundamentalmente enológica que me proporciona .
Jorge Cipriano
7 anos atrásÉ muito importante para o Clube de Vinhos Portugueses que os seus artigos informam e agradam aos seus leitores. Cumprimentos. Jorge Cipriano
Alcina Maria Marinheiro Dias
7 anos atrásO prato pare-me apetitoso deve saber muito bem, e só tem produtos favoráveis à saúde, o oleo de palma e o oleo de coco e flor de sal são óptimos, e o bacalhau é um peixe que maior parte das pessoas gosta, não deve estar muito salgado, basta ter mais tempo a demolhar e o Chefe sabe mais do que eu. Obrigada e bom apetite.
Claro junte-se o útil ao agradável como Portuguesa que sou, não esqueçam de acompanhar com um bom vinho PORTUGUÊS !
Jorge Cipriano
7 anos atrásBoa tarde. É muito importante para o Clube de Vinhos Portugueses que os seus artigos informam e agradam aos seus leitores. Cumprimentos. Jorge Cipriano