Enquadramento
A região de vinhos da Beira Interior é constituída por 3 sub-regiões. Vamos falar da singular zona de Castelo Rodrigo!
Área Geográfica
Os concelhos de Almeida (freguesias de Almeida, Castelo Bom, Junça, Malpartida e Naves) e Figueira de Castelo Rodrigo (excepto a freguesia de Escalhão).
No sopé da Serra da Marofa, entre os vales dos rios Côa e Águeda, que desaguam no Internacional e vizinho Rio Douro, situa-se Figueira de Castelo Rodrigo, vila de tradição vinícola onde se produzem vinhos de elevada qualidade.
Origens
Foi por volta do século XII que os monges de Cister habitaram o Convento de Santa Maria de Aguiar e com o seu saber, iniciaram na região a cultura da vinha e a produção do vinho.
Edafo-climatologia
Na sub-região de Castelo Rodrigo as vinhas localizam-se a altitudes entre os 500 e os 700 metros e precipitação média anual varia entre os 400 e os 600 mm. Os solos são essencialmente de origem granítica (70%) e cerca de 30% de origem xistosa.
Esta sub-região é caracterizada por um clima Continental / Mediterrânico.
Com o conhecido Aquecimento Global, no período entre 1992-2012, 20 anos, pode observar-se a tendência para subida da temperatura noturna, perdendo as uvas alguma frescura; em sentido contrário temos cada vez menos precipitação !
A data das colheitas (1º dia de vindima) é cada vez mais precoce:
Temos evolução positiva da qualidade vinícola e grau do vinho !
As castas predominantes, são no caso das uvas brancas: a Síria e Malvasia Fina e no caso das uvas tintas: o Marufo, o Rufete, a Touriga Nacional, a Touriga Franca e a Tinta Roriz.