O Natal é uma época de celebração, convívio e partilha. E nada melhor do que acompanhar a sua refeição natalícia com um bom vinho português, que realce os sabores e aromas dos pratos típicos desta época, para isso vimos aqui deixar entre outras dicas, a lista de 10 Vinhos Portugueses a beber no Natal.

Mas como escolher o vinho ideal para cada momento da ceia de natal? Que tipo de vinho combina melhor com as entradas, o prato principal e as sobremesas?

Neste artigo, vamos dar-lhe algumas sugestões de vinhos portugueses para harmonizar com a sua ceia de natal, tendo em conta as características e preferências de cada um.

 

Entradas
As entradas são uma forma de abrir o apetite e preparar o paladar para os pratos seguintes. Podem ser variadas, desde mariscos, canapés, pastéis, queijos, enchidos, entre outras iguarias.

Para acompanhar as entradas, recomendamos vinhos simples, de boa acidez e frescura, que limpem a boca e não se sobreponham aos sabores. Podem ser vinhos brancos, rosés ou espumantes, dependendo do tipo de entrada.

Por exemplo, para entradas à base de marisco, como camarão, sapateira, amêijoas ou mexilhões, sugerimos um vinho branco da região do Vinho Verde, como o Socalcos do Bouro Loureiro Branco 2016, que tem uma acidez vibrante e notas cítricas e florais.

Para entradas à base de queijos, como queijo da serra, queijo de Azeitão ou queijo de cabra, sugerimos um vinho rosé da região do Alentejo, como o Herdade dos Pimentéis Rosé 2016, que tem uma cor salmão, um aroma frutado e um sabor suave e equilibrado.

Para entradas à base de enchidos, como presunto, chouriço, salpicão ou alheira, sugerimos um vinho espumante da região da Bairrada, como o Quinta dos Abibes Sublime DOC Bairrada Brut Nature 2010, que tem uma bolha fina e persistente, um aroma complexo e um sabor seco e elegante.

 

Prato principal

O prato principal é o momento mais esperado da ceia de natal, onde se degustam os pratos tradicionais de cada região. Em Portugal, há uma grande diversidade de pratos principais, desde o bacalhau, o peru, a perna de borrego, o cabrito, a vitela, entre outros.

Para acompanhar o prato principal, recomendamos vinhos mais encorpados, estruturados e aromáticos, que se harmonizem com os temperos e as guarnições dos pratos. Podem ser vinhos tintos ou brancos, dependendo do tipo de carne ou peixe.

Por exemplo, para pratos à base de bacalhau, como o bacalhau com todos, o bacalhau à brás ou o bacalhau à Gomes de Sá, sugerimos um vinho tinto da região do Dão, como o Quinta dos Roques Reserva Tinto 2015, que tem uma cor rubi, um aroma a frutos vermelhos e especiarias e um sabor intenso e persistente.

Para pratos à base de peru, como o peru recheado, o peru assado ou o peru à moda da avó, sugerimos um vinho branco da região do Douro, como o Quinta do Crasto Reserva Branco 2016, que tem uma cor amarela, um aroma a frutos tropicais e baunilha e um sabor cremoso e fresco.

Para pratos à base de borrego, cabrito ou vitela, como a perna de borrego no forno, o cabrito assado ou a vitela estufada, sugerimos um vinho tinto da região do Alentejo, como o Reguengos Garrafeira dos Sócios Reserva Tinto 2012, que tem uma cor granada, um aroma a frutos maduros e chocolate e um sabor macio e aveludado.

 

Sobremesas

As sobremesas são a forma de terminar a ceia de natal em beleza, com doces típicos e deliciosos. Em Portugal, há uma grande variedade de sobremesas, desde as que levam ovos, como o arroz doce, as rabanadas ou o leite-creme, as que levam farinha, como o bolo-rei, as filhoses ou as broas, as que levam frutos secos, como as azevias, os sonhos ou os coscorões, entre outras.

Para acompanhar as sobremesas, recomendamos vinhos doces, licorosos ou fortificados, que contrastem com o açúcar e realcem os aromas dos doces. Podem ser vinhos do Porto, Moscatel, Madeira, Abafado, entre outros, dependendo do tipo de doce.

Por exemplo, para sobremesas à base de ovos, como o arroz doce, as rabanadas ou o leite-creme, sugerimos um vinho do Porto da região do Douro, como o Quinta do Estanho DOP Porto Reserva, que tem uma cor âmbar, um aroma a frutos secos e mel e um sabor doce e equilibrado.

Para sobremesas à base de farinha, como o bolo-rei, as filhoses ou as broas, sugerimos um vinho Moscatel da região da Península de Setúbal, como o Joaquim Arnaud Moscatel de Setúbal 2012, que tem uma cor topázio, um aroma a laranja e passas e um sabor suave e frutado.

Para sobremesas à base de frutos secos, como as azevias, os sonhos ou os coscorões, sugerimos um vinho Madeira da região da Madeira, como o Henriques & Henriques Verdelho 10 anos, que tem uma cor dourada, um aroma a frutos secos e caramelo e um sabor seco e complexo.

Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões de vinhos portugueses para a ceia de natal e que as aproveite para brindar com a sua família e amigos. Feliz Natal e bom apetite! 🎄

10 Vinhos Portugueses a beber no Natal 2023

10 Vinhos Portugueses a beber no Natal 2023