A Sogrape acaba de anunciar a declaração de Vintage 2019 para os seus Sandeman Quinta do Seixo e Ferreira Quinta do Porto. Mais dois lançamentos promissores, sobretudo depois de antecessores seus terem merecido o aplauso da crítica internacional com a atribuição de 100 pontos pela revista Wine Enthusiast.
 
Luís Sottomayor, enólogo responsável pelos vinhos do Douro e Porto da Sogrape, e que assina estes dois Vintage de 2019, fala de um ano verdadeiramente único nas duas quintas: «Após três anos anteriores difíceis em termos climatológicos, com alguns trabalhos nas vinhas e fases de maturação muito heterogéneas, 2019 foi um ano em que tudo correu bem. As maturações foram suaves, tranquilas. Tudo aconteceu no seu tempo e os vinhos resultantes são o verdadeiro espelho destas condições, refletidas na sua enorme qualidade».
 
Já os vinhos, revelam-se francos, com fruta muito boa, e desde logo demonstram todo o seu caráter e uma expressão aromática muito limpa. «Cada um deles é um bom exemplo das características e potencial da quinta onde têm origem», explica Luís Sottomayor, enquanto destaca: «O Sandeman Quinta do Seixo Vintage 2019 é um vinho equilibrado, de cor viva e bonita. Desta quinta, na margem esquerda do rio, nasceu um vinho pleno de equilíbrio, elegância e harmonia, com um perfil mais sóbrio, fresco e com boa acidez. Já o Quinta do Porto, proveniente da margem direita, revela mais estrutura, mais volume, é um vinho mais maduro fruto da exposição desta propriedade, onde as maturações são mais fortes».
 
Recorde-se que estes dois Vintage sucedem a pontuações extraordinárias arrecadadas pelas respetivas marcas nesta categoria: o Sandeman Quinta do Seixo Vintage 2017, anterior a este, arrecadou 100 pontos na Wine Enthusiast, e o Ferreira Quinta do Porto segue-se ao Ferreira Vintage 2018, que mereceu igualmente 100 pontos pela mesma publicação.