A Arte e Técnica da Tanoaria
Existem inúmeras referências antigas sobre A Arte e Técnica da Tanoaria e objetos utilizados por tanoeiros.
A Mitologia Grega
Conta que Zeus condena as 49 filhas do pobre Danaos, assassinas dos seus esposos, filhos de Egyptos, a voltar a encher com água do rio Tártaro um tonel sem fundo.
Antiguidade Clássica
O velho Diógenes, agonizado por não encontrar um só gomem segundo o que exigia a filosofia cínica, retirou-se do mundo para dentro dum barril.
Os romanos
Conheceram o tonel celta, mas serviam-se preferencialmente de ânforas.
Contudo estes utensílios eram desvantajosos sob ponto de vista económico, especialmente para transporte marítimo de vinho e azeite, contribuindo para a estagnação técnica atribuída ao Império Romano.
Mesmo as pipas não sendo de utilização generalizada na Península Itálica antes do final do Séc. III, em Roma e no centro da atual Itália as pipas chegavam provenientes das mais diversas origens, sendo o utensílio conhecido desde o Séc. I.
Os monumentos ilustrativos e figurativos
No Museu do Capitólio existe um baixo-relevo a representar um barco carregado de pipas, existe ainda uma lucerna no Museu Britânico fabricada numa oficina na zona centro de Itália, entre os fins do Séc. II e início do Séc. III.
No Séc. II o tonel, de origem gaulesa, suplantava largamente outros utensílios para transporte de líquidos, mesmo para a atual Itália, na altura detida pelo Império Romano.
Boa parte das representações de pipas em Roma datam destes séculos, na Coluna de Trajano, Coluna Aureliana ou o Arco do Séptimo Severo, com cenas ilustrativas de diversas zonas do Império.
Tem a vantagem de ser arredondada e consequentemente, facilmente manejável, rolável e dirigível.
O Museu Calvet de Avignon tem um baixo-relevo ilustrativo do transporte de pipas por via marítima ou pelas estradas e outras vias terrestres.
Em território português, muito antes da nacionalidade, já existia A Arte e Técnica da Tanoaria. Sobre este tema falaremos em artigos futuros.
2 Comentários
Joaquim B. Saltao
5 anos atrásQuanto pode pesar, vazio,um tonel de 52 almudes igual a 873,6 litros. Há alguma razão matemática entre o bojo do tonel e a base ou o topo? Para um tonel com esta dimensão qual a espessura das aduelas e dos topos? Qual a distância que vai do topo do tonel com aquela dimensão até ao javres?
Marcius Alvarenga
7 anos atrásBom dia, qual o valor de um tonel de carvalho francês novo?