A Casta Tinta Merlot
A Casta Tinta Merlot é uma casta, fruto da Vitis vinifera.
É uma das responsáveis pelas características dos vinhos tintos de Saint Émillion, na região de Bordéus, França.
Apesar da casta geralmente ser utilizada em vinhos para se consumirem jovens, os produtores de Saint Émillion garantem enorme longevidade.
Embora seja uma casta que origina principalmente vinhos de lote, a Casta Tinta Merlot entra em 95% na composição de um dos vinhos mais caros do mundo, o Château Pétrus da região de Pomerol (Bordéus).
Á semelhança da casta Cabernet Sauvignon, a Casta Tinta Merlot tem também uma boa capacidade de adptação a diferentes condições edafo-climáticas estando difundida por várias regiões do globo.
Portugal não é exceção, tem papel importante quer como monovarietal quer em lotes combinados nas regiões da Bairrada, Lisboa, Tejo e Península de Setúbal.
Necessita climas mais frescos, com alguma humidade e pouca aridez de solo, pois é tem um ciclo vegetativo relativo curto.
A sua estrutura mais delicada não permite que, como vinho elementar, tenha a longevidade dos vinhos Cabernet Sauvignon,.
Apesar da grande complexidade, podem atingir o envelhecimento em garrafa.
O aroma é normalmente caracterizado por possuir notas de cereja e groselha podendo, ainda lembrar o café torrado.
Como não é muito rica em polifenóis, especialmente antocianinas, é recomendado que estagie em barricas de carvalho meia-tosta e allier fino.
A Casta Tinta Merlot provém diretamente da Cabernet Franc e possui genética comum em relação a variedades como a Carmenère e a Cabernet Sauvignon.
Perfil em Monovarietal:
- Cor: Apresenta côr vermelho-púrpura;
- Aroma: Tem um perfil sensorial denso e aromático, com alguma complexidade, notas de frutos silvestres, balsâmicos e nuances de cacau e frutos secos quando estagiado em madeira.
- Boca: Paladar rico, macio, frutado, sedoso e bem vinificado dá vinhos muito equilibrados.
2 Comentários
António Azevedo
5 anos atrásBom dia,
Para que o resultado seja de um vinho equilibrado, qual deve ser a percentagem de uvas desta casta que deve entrar na composição do vinho.
Obrigado,
António azevedo
Reginaldo Barbosa SP (@rejobarbosa)
5 anos atrásObrigado por nos deixar participar de um clube tão maravilhoso.É uma honra !