A Adega de Favaios mantém o pioneirismo que tem marcado a sua história. Numa época em que a sustentabilidade é preocupação central da sociedade, a cooperativa do planalto de Favaios antecipa-se na implementação de práticas que reduzem os impactos ambientais negativos da atividade vitivinícola.
A Adega de Favaios acaba de alcançar a certificação para o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, sendo a primeira cooperativa do país a obter este reconhecimento.
A nova certificação, denominada Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola (RNCSSV), foi desenvolvida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e tem a ViniPortugal como entidade gestora. A certificação é baseada em quatro domínios de intervenção central: Gestão e Melhoria Contínua, Ambiental, Social e Económico e visa promover práticas sustentáveis nas organizações do setor vitivinícola em Portugal. Este referencial é aplicável a diversas categorias de operadores, incluindo destiladores, engarrafadores, fabricantes de vinagre de vinho,
preparadores, viticultores e vitivinicultores-engarrafadores
Este reconhecimento sublinha “a importância do sector cooperativo no setor vitivinícola português” e evidencia “a capacidade da Adega em implementar medidas para a melhoria da competitividade, nomeadamente em mercados exigentes quanto à sustentabilidade dos produtos”, comenta o presidente da direção da cooperativa, Mário Monteiro.