A Adega de Favaios mantém a aposta na diversificação do portefólio e apresenta dois novos ensaios Pét-Nat, desta vez das castas Moscatel Galego e Viosinho.

Aos ensaios Nat branco Gouveio e Nat rosé, da casta Moscatel Roxo, entretanto esgotados e já com nova edição a ser preparada, a Adega de Favaios junta agora os Nat Moscatel Galego branco e Nat Viosinho.

Vinhos mais diretos, prontos a consumir, os Pét-Nat da Adega afirmam a diversidade de estilos que o planalto de Favaios permite, contextualiza o diretor de enologia da cooperativa, Miguel Ferreira: “É nossa prática procurar novas soluções e os espumantes não podiam ficar de fora, sejam de método clássico, como o espumante Adega de Favaios bruto grande reserva 2013, muito premiado, os nossos sparkling rosé, meio seco e bruto (método charmat) ou ainda os Pét-Nat”.
Sobre as variedades de uva utilizadas, acrescenta o enólogo, impunha-se incluir a casta rainha do planalto de Favaios, o Moscatel Galego branco, pelo seu perfil aromático muito expressivo e também pela complexidade que consegue proporcionar, quando colhida na altura certa. Já a casta Viosinho permite maior untuosidade e um vinho mais completo, comenta também.

Aos ensaios Pét-Nat com Gouveio, Moscatel Roxo, Moscatel Galego branco e Viosinho, Miguel Ferreira espera ainda acrescentar, na próxima colheita, as castas Rabigato e Arinto.

Pretendemos com estes ensaios apreciar a casta na sua expressão individual, ver como cada uma se comporta e perceber o potencial que tem para este estilo de vinhos”, explica o enólogo, concluindo que esse conhecimento será importante também para outras experiências futuras, nomeadamente com mistura de castas.

O passo seguinte, ainda refere, passa por começar a lançar vinhos de parcela: “Temos parcelas que sistematicamente nos dão ótimos resultados, mesmo quando as uvas não estão tão bonitas. Refletem o solo e o clima de um lugar específico, mas também o trabalho de um determinado viticultor, que importa valorizar”.

Notas de prova

Nat Ensaio M Branco Moscatel

Vinho de cor citrina, com alguma turbidez natural. No perfil aromático dominam os aromas de fermentação e da casta Moscatel, destacando-se as notas florais, cítricas e de frutos tropicais. Fresco, intenso e com boa acidez na prova de boca. Conjunto muito interessante, expressivo e fiel à sua origem.

PVP: 8 euros

Nat Ensaio V Branco Viosinho

Este vinho apresenta-se com alguma turbidez, de cor amarelo citrino. Os aromas são marcados por notas fermentativas, frutos de polpa branca, algum amanteigado e mineralidade. Cremoso, vivo e complexo na prova de boca. Intenso e guloso num conjunto simples, mas de grande pureza e sabor.

PVP: 8 euros