Aproxima-se mais uma época festiva para viver a mesma em família sempre que possível, e claro a harmonização de Vinhos Portugueses e Gastronomia Típica da Páscoa é sempre uma boa oportunidade para partilhar as nossas sugestões para a Páscoa 2024.
A Páscoa é uma época de celebração e partilha, e nada melhor do que celebrar com uma refeição deliciosa acompanhada de excelentes vinhos portugueses. Aqui estão algumas sugestões de harmonização desde as entradas até às sobremesas, mais não seja para servir de inspiração aos nossos seguidores, estejam eles e elas a prepararem-se sozinhos, a dois ou em família.
Entradas
Para começar a refeição, podemos optar por uma salada de maionese, um prato leve e refrescante e neste caso a aposta pode recair num vinho branco da Região dos Vinhos Verdes, com a sua acidez e frescura, será o par perfeito para esta entrada (v.g. Soalheiro Espumante Bruto Rosé, Quinta das Pereirinhas).
Prato Principal
No caso do prato principal, este pode ter bacalhau que é um ingrediente tradicional na Páscoa portuguesa, dependendo da receita, temos várias opções de harmonização (v.g. Quinta do Monte Xisto tinto 2018 de Nicolau d’Almeida):
Bacalhau no vapor, ensopado ou cozido somente com batata vai bem com vinho branco das uvas Códega de Larinho (v.g. Cismeira do Douro vinho branco).
Bacalhau com brócolos e alho: definitivamente vinho branco! As castas que casam deliciosamente são, Sauvignon Blanc, Rabigato ou, até Malvasia Fina (v.g. Quinta dos Nogueirões Santo Graal Sauvignon Blanc, Ventozelo Malvasia Fina, D. Graça Branco).
Bacalhau assado ou grelhado: que tal um vinho branco mais encorpado com estágio em barrica? Vinhos produzidos com as uvas Encruzado e Chardonnay são uma ótima escolha (v.g. Quinta do Sobral reserva Encruzado).
Bacalhau com tomate, azeitona e bastante azeite: para quem gosta, ou queira se aventurar na harmonização com um vinho tinto, a sugestão são vinhos mais leves e frutados. Geralmente os vinhos produzidos com as uvas Bastardo ou Pinot Noir, possuem essas características (v.g. Dom Bella Pinot Noir).
Sobremesas
Para a sobremesa, um Pão de Ló assim cremoso (v.g. Pão de Ló do Painho, Pão de Ló de Ovar ou Pão de Ló de Rio Maior) é uma opção deliciosa e para acompanhar sugere-se um vinho do Porto Tawny (v.g. Martha’s 20 Anos Tawny, São Leonardo 40 anos Tawny Porto), com as suas notas de frutos secos e caramelo, complementará perfeitamente a doçura deste prato.
E, claro, não podemos esquecer os Ovos de Páscoa que podem ter como maridagem um vinho do Porto Ruby, com a sua riqueza e intensidade de fruta, será o acompanhamento perfeito (v.g. Porto Valriz Ruby).
Esperamos que estas sugestões ajudem a tornar a sua Páscoa ainda mais especial. Lembre-se, o mais importante é desfrutar da refeição e do vinho com a família e amigos. Feliz Páscoa!