Bons vinhos para harmonizar com grelhados e barbecue
Aproximamos do tempo de Verão, e contrariando cerveja e refrigerantes, trazemos-lhe sugestões de bons vinhos para harmonizar com grelhados e barbecue.
Mesmo em tempo de Primavera e dado o clima que se sente em Portugal, já convida a reunir amigos e família para uma refeição assim ao ar livre.
Mas quais são mesmo os bons vinhos para harmonizar com grelhados e barbecue?
Estamos num mundo cheio de paradigmas. Nos vinhos é difícil atingir-se standards de harmonização, sempre discutíveis.
Contudo existe sempre um quê mais científico que corresponde a grupos populacionais mais alargados.
Com carnes grelhadas
- No caso de carnes e para selecionarmos bons vinhos para harmonizar com grelhados e barbecue, temos que ter em conta dois fatores principais. O tipo de carne e temperos.
- Vinhos tintos com bom teor de taninos, encorpados e com estágio em madeira são sempre excelentes companheiros.
- As castas ideais e para contrabalançar com a gordura, no caso de carnes de porco e vaca, poderemos optar por vinhos à base de Cabernet Sauvignon, Syrah, Alicante Bouschet, Touriga Nacional ou até Baga.
- Se desejar optar por vinhos rosé, devem ter uma acidez moderada, estrutura leve, com pouco açúcar residual e bastante frescos. Pode até optar por gaseificados.
- Optando por vinhos brancos, devem ter alguma evolução, algum estágio em barricas, ligeiramente frutados e com algum volume. Aqui também pode optar por gaseificados e até mesmo espumantes.
Vinhos gerais para carnes de vaca e porco
- Tendo sempre em conta o fator gordura versus taninos
Com carnes de porco em temperos adocicados e intensos
- Vai bem com vinhos tintos com bom fator de fruta e até ligeiramente doces. Mas também harmoniza bem com rosés frutados e frescos, ou brancos estruturados.
Com carne de vaca com especiarias e tempero picante
- Vinhos tintos com forte presença de taninos, corpo e madeira. Vai bem com vinhos brancos de alguma evolução ou espumantes.
Com carne de aves
- Vai muito bem com vinhos brancos herbáceos, ou com ligeira doçura e frutados. Rosés também são boa opção, especialmente gaseificados ou espumantes.
Com peixes grelhadas
- O ideal são vinhos brancos ou rosés plenos de acidez, frutados e espumantes no caso de peixes gordos.
- Normalmente têm sempre um toque cítrico no tempero, apresentam alguma gordura, mas ao mesmo tempo de sabor delicado, pelo que temos que pensar em simplicidade mas simultaneamente em alguma sofisticação.
Com peixes brancos
- Harmonizam com vinhos brancos ou rosés ácidos, fruta e estrutura ligeiras, de preferência baixa graduação.
Com peixes gordos
Harmonizam com vinhos brancos bastante estruturados, até com alguma madeira, “blanc de noir” e até algumas castas tintas de menor corpo, como Rufete ou Pinot Noir.