Casta Tinta Touriga Nacional
A casta tinta Touriga Nacional é considerada a Casta Rainha de Portugal !!!
Em suma é uma casta de uva tinta da família das Vitis Viniferas originária de Portugal.
Entre as tintas é a casta mais nobre de Portugal.
A Casta Tinta Touriga Nacional é efetivamente a rainha das uvas portuguesas
Pelas suas qualidades para a vinificação, começa a ocupar cada vez mais espaço nas produções europeias, australianas e californianas.
Em Portugal, é plantada desde o Douro até ao Alentejo, mas é na Região Demarcada do Dão que se revela em toda a sua plenitude.
No passado, chegou a dominar a região do Dão, tendo sido igualmente relevante no Douro antes da invasão da filoxera, sabendo-se hoje que ambas as regiões reclamam sua paternidade.
Frequentemente revela notas de amora preta, mirtilo, esteva e alecrim.
A fama tem assegurado a sua disseminação por todas as regiões do país.
Durante a maturação e dada o elevado teor em polifenóis e especialmente taninos,casta tinta Touriga Nacional requer estágio em madeira.
Fenologia
- Abrolhamento: Precoce, 2 dias após a ‘Castelão’.
- Floração: Precoce, em simultâneo com a ‘Castelão’.
- Pintor: Época média, 2 dias após a ‘Castelão’.
- Maturação: Época média, uma semana após a ‘Castelão’. (Magalhães 2006, comunicação pessoal: no Douro, maturação tardia, geralmente das últimas a ser vindimada, para que se atinja a conveniente maturação fenólica.)
Dr. Eiras Dias INIAP-EVN
Descrição geral
Reconhecem-se facilmente pelas folhas verde-escuro, com enrugamento pronunciado e ainda pelo elevado poliformismo dessas.
Casta produtiva, deve-se evitar o excesso de produção nos primeiros anos da plantação, porque pode enfraquecer a planta ou mesmo levar à degradação da sebe.
Casta para ser geralmente vindimada tarde, com resistência às chuvas de Outono.
Descrição do vinho monovarietal
Muito boa aptidão para vinho monovarietal, no entanto, também é recomendada para lote.
O aroma é macio, redondo e quente, lembrando frutos silvestres vermelhos escuros, quase pretos, muito maduros, com algumas passagens florais de predominância para violeta, mostrando nos bons anos um excelente perfume doce, semelhante ao da esteva (Almeida 1990/98).
Apresenta boa capacidade de envelhecimento, em particular para envelhecimento em madeira. A qualidade do vinho é muito elevada sendo considerada uma “casta piloto”.