Sinónimos
Tinta Roriz, Aragonês, Tempranillo (Espanha)
É uma casta autóctone da Península Ibérica, cobrindo cerca de 5,3% da superfície vitícola e 27% do total plantado. Nas novas plantações é a principal escolha !!!
A Aragonez é uma das castas mais conhecidas da Península Ibérica.
Originária de Espanha, onde toma o nome de “Tempranillo”, é também conhecida por Tinta Roriz na região do Douro.
É uma casta muito adaptável a diferentes climas e solos, por isso o seu cultivo tem aumentado e alargado para as regiões do Dão, Ribatejo e Estremadura.
Para as características da casta Aragonez serem excelentes, a sua produção tem de ser controlada.
As condições ideais são solos arenosos e argilo-calcários em climas quentes e secos, para que a produção seja menor e os bagos mais concentrados.
Esta casta origina vinhos de elevado teor alcoólico, de baixa acidez e indicados para envelhecer, sendo muito resistentes à oxidação.
Fenologia
- Abrolhamento: Época média, 9 dias após a ‘Castelão’.
- Floração: Época média, 6 dias após a ‘Castelão’.
- Pintor: Médio, 2 dias antes da ‘Castelão’.
- Maturação: Época média, em simultâneo com a ‘Castelão’.
Dr. Eiras Dias INIAV
Descrição geral
Casta conhecida desde há muitos séculos no Alentejo e no Douro, de maior distribuição na Espanha onde tem muitas sinonímias.
Do ponto de vista vitícola o Aragonez é muito estimado pelos vinhateiros, pois é generoso a produzir e precoce, protegendo-se das chuvas antecipadas de Setembro, tem um abrolhamento tardio, o que a protege um pouco das geadas da Primavera.
Sensível ao míldio e às cicadelas.
Perigo na redução da qualidade pois tem tendência para produção exagerada, bem cultivada produz vinhos de grande elegância aromática.
Prof. Virgílio Loureiro-ISA