A casta tinta Syrah
A casta tinta Syrah é uma casta de uva tinta da família da Vitis vinifera, muito utilizada na produção de vinhos.
Hoje é cultivada em países como a Austrália (designada Shiraz) e França (onde é chamada Syrah).
Outros países onde é possível encontrá-la são Argentina, Estados Unidos, Chile (onde é chamada Shiraz) e claro, Portugal.
Pode-se dizer que a A Casta tinta Syrah é uma casta quase todo-o-terreno, pois, adapta-se praticamente à maioria dos solos nacionais, bem como condições edafo-climatéricas.
Perfil aromático
Contudo, as zonas de maior expansão em Portugal têm sido desde as Regiões de vinhos de Lisboa, Tejo, Alentejo, Península de Setúbal e Algarve.
É interessante observar precisamente no nosso país a relativa variação sensorial dos vinhos nestas regiões.
A Norte do Tejo verificam-se vinhos mais frescos, com alguma mineralidade e tanino que amacia com o tempo de garrafa.
Mais a Sul, por seu lado vinhos mais macios, menos exuberantes de nariz mas com mais algum caráter.
Nos solos quentes e pobres, casta tinta Syrah presta-se regularmente a uma aproximação típica do novo mundo, consagrando frequentemente vinhos enormes na dimensão e entrega, com muita fruta, alguma pimenta, corpo avantajado e robusto, por vezes poderosos e alcoólicos, usualmente especiados.
Vinhos temporões na maturação, abordáveis desde muito cedo, vinhos macios e convidativos, com elevado potencial de guarda.
Raramente é vista na versão extreme, embora exista, participando minoritariamente em lotes de alguns vinhos emblemáticos.
Portugal é diverso e com os mais variados estilos. Experimente provar mono-varietais elaborados com a casta tinta Syrah das diversas regiões.
Não parecerá de castas diferentes, mas ficará com a ideia precisa do mármore que constitui o terroir de Portugal inteiro.