Para esta semana, sugerimos ao Chef Hernâni Ermida um Casal da Coelheira Reserva Tinto 2013. Por sua vez, o Chef Hernâni Ermida preparou-nos um Cabrito assado no forno com ervas do monte.
Ingredientes
- 2 kg de cabrito limpo
- 7 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 raminho de tomilho
- 1 c. de chá de pimentão doce (colorau)
- 1 dl de azeite
- 4 dl de vinho branco
- Sal e pimenta q.b.
Preparação
Ponha o cabrito num prato e tempere-o com sal e pimenta, junte 3 dentes de alho com a casca,descasque e pique grosseiramente os restantes alhos, junte-os ao cabrito e esfregue bem o alho na carne.
Faça uma mistura com o vinho e o pimentão e junte ao cabrito. Adicione também as ervas, regue com o azeite e deixe marinar de um dia para o outro.
No dia, ligue o forno a 180º e leve o cabrito a assar durante 1 hora e 40 minutos, regando e virando de vez em quando. O cabrito deve ficar douradinho, tostatidinho e com muito pouco molho.
Sirva com batata assada à parte e legumes salteados.
Notas de Prova
REGIÃO: Tejo
PRODUTOR: Casal da Coelheira
CASTAS: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Touriga Franca
CUSTO: 5.50€
ÁLCOOL: 13,5%
- ASPETO: Apresenta violácea opaca e carregada.
- AROMA: Apresenta já boa complexidade no seu bouquet, entre notas de pimentos verdes, especiarias, frutos pretos, ameixa, cacau, farmácia, algum couro a excelente barrica também se manifesta em tosta e algum charuto.
- BOCA: Vinho de taninos muito domesticados, sêda pura, ainda com muito tempo para evoluir, notas de baunilha, muito encorpado e a mastigar, sabor atrativo, muito gastronómico e de agrado generalizado. O habitual!
- FINAL: Final muito longo ao fruto.
Classificação: 19,5 (0-20)
Temperatura de Serviço: 17ºC
- Clima: Mediterrâneo
- Solo: Arenoso
- Denominação: Regional Tejo
Harmonização do vinho
O prato é pouco especiado, mas o cabrito tem uma carne com intensidade de sabor, e com o pimentão e ervas aromáticas, pede-nos um vinho com tanino, abaunilhado o que nos conduz a um parishing em que cruzamos sabores únicos!