A Casa Relvas acaba de apresentar um vinho que conta a história de como tudo começou, em 2004, ano em que a família Relvas lançou o seu primeiro vinho. Agora, o resultado de um dos anos mais desafiantes para o produtor alentejano, mostra bem a evolução desta que é a sua referência mais emblemática.
A Casa Relvas iniciou o seu caminho em 2003, com a produção do seu primeiro vinho, e lança agora a nova colheita do Herdade de São Miguel Colheita Selecionada tinto 2022. Da primeira vindima do produtor, em 2003, chegaram ao mercado em novembro de 2024, 26.000 garrafas. Muitos anos e muitas vindimas se passaram desde então, e o vinho que desde o início acompanha o crescimento da empresa, evoluiu, e conquistou o seu espaço no panorama vínico nacional e internacional. Hoje, sendo a referência mais emblemática da Casa Relvas, apresenta a colheita de 2022 com 350.000 garrafas.
“Cada colheita do Herdade de São Miguel Colheita Selecionada tinto relembra-nos como tudo começou, e por isso há um carinho especial, um sentimento diferente. Faz-nos pensar que todo o trabalho de equipa desde o início, e todo o caminho percorrido valeram a pena.” afirma Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas. “Este será sempre o nosso vinho mais icónico, e é bom olhar para trás e ver o que evoluiu, tal como a empresa cresceu e foi ganhando mercado, produzindo hoje, ao todo, entre todas as referências das marcas da Casa Relvas, cerca de sete milhões de garrafas, que chegam já a mais de 30 países.”, acrescenta Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas.
O Herdade de São Miguel Colheita Selecionada tinto 2022 é fruto de uma das colheitas mais desafiantes na Casa Relvas. O inverno foi frio e muito seco, a primavera chuvosa com uma pressão média de míldio, e as vinhas estiveram muito confortáveis em relação às necessidades hídricas durante o início da estação vegetativa. Mas no verão, as temperaturas foram bastante elevadas, não houve chuva entre maio e setembro, e os dias mais quentes trouxeram uma pressão elevada de Cicadella e algumas queimaduras solares difíceis de gerir em algumas vinhas nas zonas mais quentes da região. A maturação foi bastante lenta, provocando uma vindima muito concentrada. E apesar das condições pouco favoráveis, sendo o risco parte do mundo da viticultura, uma vez mais, a equipa da Casa Relvas respondeu ao desafio da vinha, e depois de um estágio de quatro meses em barricas de 400 litros, ele aí está.
De cor rubi intenso com reflexos violetas, o Herdade de São Miguel Colheita Selecionada tinto 2022 apresenta um aroma maduro de frutos vermelhos bem integrados com notas de especiarias e balsâmico. Na boca é equilibrado, redondo, com sabores de frutos e especiarias, e uma boa estrutura de taninos bem polidos, o que harmoniza muito bem com a cozinha mediterrânica em geral, como massas, borrego, carnes brancas e queijos de pasta mole.
E é a continuar a fazer história, e criar momentos únicos à volta da mesa com a família e os amigos, que a Casa Relvas convida a abrir uma garrafa deste Herdade de São Miguel Colheita Selecionada tinto 2022.