Como conservar e preservar garrafas de vinho de guarda
Para sabermos como conservar e preservar garrafas de vinho de guarda, temos que ter em conta seis fatores principais.
Temperatura, Luz, Vibrações, ventilação, humidade e posição.
Saber como conservar e preservar garrafas de vinho de guarda, é poder colecionar colheitas especiais, para abrir uma garrafa de cada vez sem registar deceções no momento de provar.
Factores a ter em conta !
A Temperatura
O comportamento do vinho varia substancialmente conforme a temperatura a que é conservado.
- Se for demasiado baixa (abaixo dos 0ºC), o vinho pode congelar.
- 0ºC até 10ºC – o envelhecimento é demasiado lento.
- Acima dos 15ºC – o envelhecimento pode ser demasiado rápido.
- Assim sendo, a temperatura favorável à conservação do vinho oscila entre 12 e 14ºC.
- No verão, esses valores podem ser um pouco superiores e, no inverno, um pouco inferiores; no entanto, a variação das temperaturas de verão e inverno não deve ultrapassar 4 a 5ºC (para cima e para baixo).
A Luz
Quanto mais escuro for o local de armazenamento melhor!
Alguns dias de sol direto nas garrafas bastarão para o prejudicar irremediavelmente, sobretudo se as garrafas forem transparentes.
Quantas lojas têm garrafas expostas para venda encostadas à janela do estabelecimento ?
As Vibrações
O repouso absoluto beneficia o bom envelhecimento de um vinho.
Por este motivo, evite guardá-lo junto de um frigorífico ou de uma máquina de lavar.
Tem muito restaurante que coloca garrafas de vinho em cima de geladeiras verticais, em prateleiras em cima de máquinas de café, etc.
Ventilação
É desejável evitar cheiros suscetíveis de alterar o sabor e aromas do vinho, mantendo o local de armazenagem convenientemente arejado.
É por isso desaconselhável guardar químicos, tintas e outros produtos no mesmo local.
Humidade
A humidade relativa adequada à conservação do vinho é de 60%, mas pode subir até 75%, sem que os efeitos sejam muito negativos.
Acima disso, existe o risco de formação de bolores, que podem danificar os rótulos e as rolhas.
A humidade excessiva pode ser combatida espalhando areia no chão, pondo sal de cozinha num recipiente (se for um espaço pequeno) ou utilizando um desumidificador.
Mas também se devem evitar valores muito baixos, pois as rolhas podem secar, favorecendo assim uma certa evaporação do vinho.
Posição
As garrafas de vinho devem ser guardadas na horizontal, isto porque uma garrafa deitada permite que o vinho embeba a rolha, melhorando a função desta e fazendo com que a quantidade de oxigénio que penetra na garrafa através da rolha seja praticamente nula.
Se assim não for, a rolha pode secar e encolher, permitindo a entrada de ar e a consequente oxidação do vinho e mesmo a sua evaporação.
Moda ungerground
Quem viva em moradias individuais e pretenda ter espaços mais requintados, poderá ainda construir garrafeiras underground, das quais deixamos abaixo uma galeria de imagens.
O resto ficará à imaginação do leitor.
Como verificará, uma garrafeira underground poderá ser até um espaço onde receber amigos e passar um bom bocado, ou em alternativa, beber um bom vinho e ler um bom livro.
Galeria de garrafeiras underground
Modelo 1
Modelo 2
Modelo 3
Um espaço privado ou para receber uns amigos
4 Comentários
Francisco Gonçalves
7 anos atrásE quanto ao mexer nas garrafas, podem elas ser rodadas como já ouvi falar? Por quê? Bom comentário que me ajudou a perceber mais qualquer coisa sobre o modo de conservação do precioso néctar.. Obrigado.
Jorge Cipriano
7 anos atrásMexer nas garrafas ? Eventualmente sim. Mas a técnica que se designa romuage, aplica-se a espumantes antes do degorgement e rolhagem. Votos de bom Domingo.
Filomena Fuentefria Miguens
7 anos atrásArtigo muito bom,como sempre.Obrigada por partilhar.
Jorge Cipriano
7 anos atrásO Clube de vinhos Portugueses agradece a sua apreciação. os comentários dos nossos leitores são muito importantes Votos de bom Domingo.