Foram mais de 3 dias que animaram Lagoa, naquela que foi a maior prova cega aberta ao público jamais realizada, tendo sido colocados à apreciação mais de 260 vinhos e realizadas perto de 2300 ptovas. Este tipo de prova não se conhece rótulo ou produtor, ficando de parte a apreciação emocional.
Assim sendo, os administradores do grupo “Cegos por Provas” tornaram hoje público os resultados.
Objetivo principal: democratizar uma prática que proporciona uma prova e avaliação isentas, não influenciada por preconceitos como rótulos ou preços; ou seja, possibilitar uma apreciação mais pura e descomprometida dos grandes vinhos que o nosso país nos oferece. Este objetivo foi inteiramente cumprido.
A prova decorreu num clima de grande profissionalismo e rigor, mas que nos foi impossível garantir 100% de condições de total igualdade dos vinhos em prova, pelo que, este exercício cumpriu cabalmente os objectivos, mas será sempre uma actividade lúdica, de aproximação da degustação pura ao público em geral. Uma palavra muito especial para o excelente escanção cedido pela Vinalda, o qual foi incansável e tudo fez para que as condições das garrafas, bem como a respetiva abertura fossem efetuadas dentro do maior rigor. A organização do concurso envia um cumprimento muito especial à ação do grande profissional que é o Sérgio Pereira.
Seguem-se então os resultados apurados, como é hábito, publico tanto em formato de imagem (jpg ou png) e em PDF.
OS MELHORES 100 VINHOS (TOP 100)
TOP 100 VINHOS (PDF) – clique para download
OS MELHORES POR CATEGORIA
MELHORES POR CATEGORIA (PDF) – clique para efetuar download
MELHORES POR REGIÃO (clique nos resultados para ampliar)