No top dos 50 melhores vinhos rosé do mundo de 2024, da “Wine Pleasures”, está o Rose Pom-Pom 2023 da Casa Relvas, um vinho rosé, resultado do trabalho vitícola de vários anos, de várias experiências na vinha e na adega, e de uma enorme vontade da equipa da Casa Relvas de produzir um rosé topo de gama que transmitisse nos seus aromas e sabores, o terroir onde nascem estas uvas.

Os resultados da edição de 2024 do concurso “50 Great Rosé Wines of the World” demonstram uma constante evolução dos vinhos rosé. O painel de jurados deste ano efectuou uma prova cega a vinhos de diversos países – Portugal, França, Espanha, Itália, Sérvia, entre muitos outros – com foco na qualidade, acima de tudo, uma vez que o preço não foi um critério de escolha. O leque de cores dos vinhos vencedores foi também muito interessante. Da casca de cebola mais clara ao salmão rosado e vibrante, os rosés em prova refletem a singularidade das castas e os processos de vinificação utilizados na sua produção.

Os prémios “50 Great Rosé Wines of the World” vêm reforçar que, cada vez mais, o rosé não é apenas uma “bebida de verão”, mas uma categoria séria, com muito a oferecer a todos os paladares. Os resultados deste ano celebram não só a qualidade dos vinhos, mas também a diversidade de estilos, regiões e castas.

Sobre Rosé Pom-Pom :

“Casa Relvas Rose Pom-Pom”, o novo rosé produzido pela Casa Relvas nasce de uma enorme vontade da equipa da Casa Relvas produzir um rosé topo de gama, que transmitisse nos seus aromas e sabores, o terroir onde nascem as suas uvas. Os vinhos rosé constituem um segmento com muita expressão na produção da Casa Relvas, e por isso de grande importância para o produtor, e aqui o desafio era criar um rosé que mostrasse a qualidade das vinhas. O resultado é um vinho com elegância e uma cremosidade, que vão certamente animar a nova estação que acabou de chegar.

Produzido no sopé da Serra do Mendro, na Vidigueira, em solos argilo-calcários, este vinho é fruto do trabalho vitícola de vários anos, de várias experiências na vinha e na adega, até ao resultado que o produtor alentejano agora apresenta. O novo rosé, que estagiou 10% durante quatro meses em barricas de carvalho francês, foi produzido a partir das castas Aragonez, Touriga Nacional e Syrah.

De cor rosa claro com tons de salmão, o “Casa Relvas Rose Pom-Pom” tem aromas frescos de frutos vermelhos e citrinos, e na boca é intenso, envolvente e fresco, com bastante cremosidade e mineralidade. Com o tempo quente a chegar, a recomendação é de acompanhar peixes grelhados, marisco, sushi e saladas e, sobretudo, com boa companhia!

O “Casa Relvas Rose Pom-Pom 2023” é resultado de ano de uma qualidade de exceção na Casa Relvas. A primavera foi muito seca e sem pressão de doenças. As vinhas estiveram confortáveis relativamente às necessidades hídricas durante o início do período vegetativo, pois as temperaturas foram bastante baixas. Durante o verão, e na época de maturação, as temperaturas foram normais sem ondas de calor. A maturação foi lenta, prometendo uma colheita única e de grande complexidade, o que permitiu a produção deste rosé.

O “Casa Relvas Rose Pom-Pom 2023” está disponível no mercado com um PVPR de 15€, à venda em garrafeiras, lojas da especialidade e restaurantes por todo o país.