O vinho e a tradição de família corre-lhe nas veias.
São séculos de legados ancestrais e transmissão de conhecimentos que de certa forma conferem maior responsabilidade àquele que é um dos maiores enólogos de Portugal e que produz maior volumetria de vinho !!!
Conhecimento profundo do que hoje chamados frequentemente de terroir, nos quais consegue a régua e esquadro obter produções de boa dimensão sem descurar qualidade.
Ao fim de contas são quase 5 dezenas de vindimas, relativamente às quais afirma : “todos os anos é uma história de colheitas diferente”. E efetivamente é !!!
Formação em Dois Portos em Portugal, Gesenheim na Alemanha e em Bordéus na França.
Começou a trabalhar há quase 40 anos, convidado pelo Eng.º Octávio Pato o top dos enólogos portugueses nos anos 60, 70 e 80.
José Neiva desenvolveu um método para desinfecção de rolhas para prevenir o TCA utilizando ozono. Esse método foi patenteado e vendido à Amorim Irmãos (maior fabricante de rolhas do mundo).
Começou a trabalhar em Adegas Cooperativas, foi responsável por perto de 10% da produção portuguesa nos anos 80 e parte dos anos 90.
José Neiva possuiu nos anos 80 um laboratório para análise de vinho,água, terras, folhas, etc. que lhe permitiu aprofundar o conhecimento sobre o vinho e a vinha.
Ainda hoje é consultor de 4 empresas concorrentes (50 milhões de litros).
José Neiva introduziu em Portugal a casta Caladoc (cruzamento de Grenache com Malbec).
Acompanhamento constante da evolução da melhoria dos clones das castas, na Alemanha, França, Espanha, Portugal e Califórnia. Tempo de vida médio de um vinhedo é de 25 a 30 anos.
José Neiva é “fã” do Alicante Bouschet (cruzamento de Petit Bouchet e Grenache), tendo sido o primeiro produtor a engarrafar este vinho como varietal. A minha “endógena” preferida . Coincidência ? Talvez.
A respeito deste grande enólogo, irei falando mais à frente .
Procure os vinhos DFJ, ou desloque-se à sua Loja ou Sala de Provas !!!