ÁREAS DE PLANTAÇÃO DE VINHA
No mapa abaixo indicado é possível verificar os países em que mais maciçamente se investe em plantio intensivo de vinha, sendo que 5 países representam cerca de metade da área de vinha total ocupada em todo o Mundo. Sendo que, e sem surpresa, aparecem a China e a Turquia entre esses cinco países! Sendo que o caso da Turquia a plantação de vinha destina-se quase exclusivamente à produção de uvas frescas e em passa para consumo.
No que toca à evolução de área das vinhas, dá para notar que entre 2000 e 2013 a área de vinha diminuiu tendo registado um patamar a partir de 2012.
A Europa baixou a sua área e os restantes continentes, principalmente a Ásia registaram franco crescimento.
PRODUÇÃO DE VINHO
No que respeita à produção de vinho, verifica-se que a nível global se estabilizou em produções entre 250 a 300 milhões de hectolitros.
Outro facto de assinalar é o facto da produção mundial estar concentrada em 10 países, entre eles a China, país que tem vindo a aumentar cada vez mais a área de plantação de vinhas, como se verificou anteriormente.
Como se pode ainda verificar, entre 2010 e 2014 Portugal passou a produzir metade do vinho do que a Alemanha, quando em 2010 a produção era superior.
Outra situação que se pode verificar nos gráficos abaixo indicados, na Europa a tendência tem sido para diminuir ainda mais a produção, em contra-corrente, no restante globo, principalmente nos Estados Unidos e África do Sul, a tendência tem evoluído no sentido de aumentarem a sua produção de vinho.
TENDÊNCIAS DE CONSUMO
Sobre o consumo há a referir uma evolução de 10% entre o virar do milénio e 2013, com um pico de 250Mh em 2007.
Se segmentarmos, verifica-se um aumento significativo em 4 países, como mostra o gráfico abaixo, sendo que os aumentos maiores se verificaram nos Estados Unidos e na China. No Reino Unido observa-se uma estabilização.
COMÉRCIO DE VINHO
Verifica-se que até 2007 registou-se significativo aumento do comércio de vinho, com mais lenta evolução dos valores transacionados. A partir deste ano o vinho passou a ter um valor maior e a faturação aumentou de forma mais acentuada, mesmo de 2012/2013 quando o volume diminuiu. De 2000 até 2013 o preço por litro registou um aumento de 15%.
Se verificarmos ao detalhe, observa-se ainda uma muito grande evolução no comércio de vinho a granel, quando comparado com o engarrafado, representando quase 40% de todo o vinho comercializado.
Quanto a valores monetários exportado, dois países perfilam-se à cabeça, França (vinhos muito valorizados) e Itália, ocupando Portugal o 9º lugar entre os exportadores. Se falarmos de volume, temos 3 países, França, Espanha e itália, sendo que os vinhos franceses registam valores menores, se compararmos com Espanha e Itália. E aqui Portugal também ocupa o 9º lugar.
Dados de 2013:
Entre 2008 e 2013 verificou-se em Portugal e Argentina uma forte valorização do vinho, apesar da quebra de volume de vendas, aumentou bastante o valor, fator ao qual não é alheio os diversos prémios conquistados em concursos internacionais.
Nas importações observam-se em 2013, seis países que superaram os mil milhões de euros em aquisição de vinhos, sendo que Estados Unidos e Reino Unido têm valores muito próximos e tendências idênticas. em termos de volume, a Alemanha é o país que aquire vinhos em maior volume, e consequentemente os valores unitários são superiores, pelo contrário os valores são mais diminutos para os Estados Unidos e Reino Unido, aparecendo ainda a Rússia com volume assinalável.
ESPUMANTES – Produção, Consumo e Comercialização
FONTE DE GRÁFICOS E TABELAS: OIV
DOCUMENTOS DE SUPORTE EM PDF E PPTX: