O Histórico e Afamado Leitão da Bairrada
O Histórico e Afamado Leitão da Bairrada é um dos pratos regionais mais conhecidos e apreciados da região da Bairrada, em Portugal.
Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia.
Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia.
Para o histórico e afamado Leitão da Bairrada temos diversas opções. Os espumantes da Bairrada são bem vindos, mas temos também diversas opções para combinar com a delicada carne do leitão.
Receita
Ingredientes
- 1 leitão com cerca de 6 kg
- alhos pisados
- sal grosso
- bastante pimenta
- banha
- 1 ramo de salsa
Preparação
Enfia-se o leitão num espeto e barra-se por dentro com a mistura de banha, dentes de alho pisados, sal e pimenta, sendo cheio com o molho por dentro.
Coze-se o porco com agulha e fio de cozinha enquanto se aquece o forno de cozer pão.
Mete-se o leitão no forno, colocando-se por baixo o recepiente para recolher a gordura que escorre.
De meia em meia hora, retira-se o leitão do forno e passa-se com um pano na pele, para limpar o excesso de gordura.
Chama-se a isto “constipar” o leitão.
Ao tirar o leitão e limpá-lo, este sofre um choque frio, o que vai levar a que o assado fique com a pele dura e estaladiça.
O tempo de cozedura varia entre 1 hora e meia a duas horas.
Depois de assado retira-se do espeto, dispõe-se numa travessa e serve-se bem quente enfeitado com rodas de laranja e alface.
Acompanha-se com batatas fritas.
12 Vinhos Recomendados
Origem
Apesar de se saber que os romanos já apreciavam o histórico e afamado Leitão da Bairrada, não são muitos os livros de gastronomia que o referem assado.
Facto é que desde o século XVII que a criação de suínos se tornou excedentária em terras da Bairrada e esse facto constituiu um grande impulso que o levou à sua comercialização.
O documento mais antigo que se refere a esta iguaria é uma receita conventual de 1743, provavelmente do Mosteiro do Lorvão ou do Mosteiro da Vacariça.
Sem consenso
Devido a esta falta de documentação mais exacta, todos os concelhos da região da Bairrada reivindicam a sua origem, desde o concelho da Mealhada, a Sul até ao de Águeda, a Norte, não sendo consensual e gerando várias disputas.
É do conhecimento geral que os homens primitivos se alimentavam dos animais que caçavam, da pesca e de frutos silvestres.
Antes da descoberta do fogo a carne e o peixe eram comidos crus e depois começaram a assá-los, é claro, sem nenhum tempero.
Com a pastorícia e o homem recolector já matavam e comiam alguns dos animais que criavam.
O porco, aliás como os outros animais era selvagem (ainda tem o seu parente javali em estado selvagem) mas começou a ser domesticado e comido.
A partir dos Séc XVI
Sabe-se que na Idade Média já era assado no espeto com lume por baixo.
Como referido em parágrafo anterior, asua origem na Bairrada e seu modo de assar não é de todo consensual.
Nos três concelhos onde o leitão é mais vulgar (Anadia, Águeda e Mealhada) há bairristas que dizem que foi no seu concelho que nasceu o Leitão da Bairrada.
Discussões à parte, queremos é um bom leitão à nossa mesa e um excelente vinho ou espumante. Continuamos a discussão mais tarde.
Ver ainda
A fabulosa Laranja do Algarve IGP