A Poças, produtor de Vinho do Porto e DOC Douro, acaba de apresentar o Trava-Línguas Branco 2022. Este DOC Douro, já disponível no mercado, é o primeiro branco da gama “Trava-Línguas”, criada para mostrar o lado mais descontraído do vinho, de uma forma divertida, através da ligação da Poças ao mundo das artes e da tecnologia.

 

Os vinhos “Trava-Línguas” são adaptados a cada mercado onde são comercializados, sendo as frases e ilustrações dos rótulos, que convidam a uma experiência original e inovadora, criadas por artistas locais de cada país, como foi o caso de Julien Posture, no Canadá. O rótulo do Trava-Línguas Branco 2022 foi concebido pelo artista português André da Loba, à semelhança do Trava-Línguas Tinto 2019, lançado em novembro de 2021. Para visualizar a animação em realidade aumentada, os utilizadores devem aceder a uma aplicação desenvolvida pela BOUND – consultora de tecnologia criativa, especializada em multimédia, realidade virtual/aumentada e inteligência artificial -, a Poças Wines AR, disponível para dispositivos Android e iOS. Para descarregar a aplicação, basta utilizar o código QR que se encontra no contrarrótulo do vinho. A app oferece ainda uma componente mais informativa, com a apresentação do projeto e do artista, e dando acesso a um localizador de pontos de venda do produto, por exemplo.

 

De tom amarelo limão, e com um aroma marcado pelas notas de flores brancas e citrinos, com frescura e intensidade, o Trava-Línguas Branco 2022 é um DOC Douro produzido a partir de castas tradicionais da Região Demarcada do Douro: Malvasia Fina – 10%, Códega – 25%, Rabigato – 30%, Viosinho – 15% e Moscatel – 20%. As uvas utilizadas para a sua produção foram selecionadas e cortadas à mão nas vinhas, com 10 a 20 anos de idade, e são provenientes de zonas altas com microclima fresco em Alto Loureiro e Valdigem (Baixo Corgo).

 

No paladar, este é um vinho fresco com notas cítricas, no qual sobressai o moscatel, apresenta boca equilibrada e um final longo e fresco. A vinificação do Trava-Línguas Branco 2022 teve uma fermentação a temperatura controlada e o envelhecimento foi feito em cubas de inox por seis meses até ao seu engarrafamento, em 2023.

 

Esta é uma referência fresca e cítrica que acompanha idealmente com pratos de marisco, sushi, camarão cozido, peixes claros, como o robalo ou o linguado, podendo ser também consumido como vinho de entrada, acompanhado de aperitivos, nomeadamente azeitonas, por exemplo. Uma divertida sugestão da Poças para o verão que acaba de chegar.

 

“Tal como o Trava-Línguas Tinto, também este recente lançamento pretende chegar a um público mais jovem e cosmopolita, através da utilização das novas tecnologias e da colaboração com artistas, como é o caso do André da Loba, no mercado português, uma ação que vem também reforçar o vínculo da nossa empresa com o – fantástico – universo das artes, algo que já faz parte da essência da Poças. As referências da gama dos Trava-Línguas permitem-nos mostrar o lado mais ‘informal’ do vinho, de uma maneira divertida e descontraída.”, refere Pedro Poças Pintão, CEO da Poças. “O Trava-Línguas Branco 2022, feito com castas tradicionais da região, é um vinho bastante fresco e com notas cítricas, perfeito para saborear nesta estação quente, com pratos leves de peixe, por exemplo, ou mesmo como um vinho de entrada, para degustar antes da refeição.”, acrescenta André Pimentel Barbosa, enólogo da empresa.