O Quinta do Monte Xisto Tinto 2018 é um vinho que desafia as convenções e destaca-se no panorama vinícola, pelo menos foi a percepção de todos os nossos provadores que tiveram este Vinho em prova cega. As castas Touriga Nacional, Touriga Francesa e Sousão, combinadas numa proporção de 55%, 35% e 5% respectivamente, criam uma sinfonia de sabores que é tão complexa quanto harmoniosa.
Ao que se sabe a vindima de 31 de Agosto foi meticulosamente planeada para capturar a essência do terroir de Vila Nova de Foz Côa. A vinificação ocorreu em lagares com pisa a pé, seguida de um estágio de 18 meses em pipas e tonéis, revela um respeito profundo pela tradição vinícola.
No primeiro contacto, o aroma deste vinho é reminiscente de um clássico vintage. Firme e profundo, denuncia uma longevidade que é rara de encontrar. A carga de aromas, que inclui esteva, alfazema, rosmaninho e eucalipto, entre outros, demonstra uma complexidade que se desdobra à medida que o vinho respira.
Este vinho confirma o seu perfil com um notável equilíbrio entre volume e fruto, culminando num final elegante, longo e persistente. É um vinho que tanto dá prazer beber novo, mas que promete uma evolução fascinante ao longo dos anos.
Em suma, o Quinta do Monte Xisto Tinto 2018 é um vinho que captura a imaginação e desafia o paladar. É uma celebração do que o vinho pode ser quando é feito com paixão, habilidade e respeito pela terra.
Depois da prova cega testámos este Vinho com uma refeição (v.g. Cozido à Portuguesa) e esteve à altura como seria expectável.
Região: Douro
Produtor: João Nicolau de Almeida & Filhos, Lda, S.A.
Castas: Touriga Nacional, Touriga Francesa e Sousão.
Álcool: 13,5º
Nota de Prova
Aspecto: Cor rubi.
Aroma (nariz): No início percebemos que ele está a dar-se a descobrir, depois registamos notas de esteva, zimbro com frescura de ervas aromáticas.
Paladar (boca): Já na boca, sentimos um vinho vivo, exuberante, e cheio de futa, volumoso, e taninos polidos.
Final de boca: Longo e fresco.
Classificação: 94
Antecedentes: n/a
Harmonização: Sugere-se este Vinho Quinta do Monte Xisto Tinto 2018 para acompanhar refeições, nomeadamente carnes vermelhas.
Apontamento final: Este merece uma recomendação e um selo apropriado.
Por fim, aqui fica um exemplo de um Vinho para guardarem e acrescentarem à garrafeira se for o caso face a estrutura do mesmo, parece-nos um Vinho para guardar para momento futuro, a tendência é melhorar.
1 Comentário
As nossas sugestões para a Páscoa 2024 | Clube de Vinhos Portugueses
8 meses atrás[…] na Páscoa portuguesa, dependendo da receita, temos várias opções de harmonização (v.g. Quinta do Monte Xisto tinto 2018 de Nicolau d’Almeida):Bacalhau no vapor, ensopado ou cozido somente com batata vai bem com vinho branco das uvas Códega […]