LOGO VILA DE MONZARAZ


PATROCÍNIO

APOIO: MUNICÍPIO DE REGUENGOS


A Vila de Monsaraz é uma vila medieval, que conserva e muito bem os traços quase originais e com os naturais melhoramentos, especialmente em termos de conservação. Vai daqui uma palavra especial à autarquia pelo excelente trabalho em prol da valorização quer da vila quer da zona ribeirinha e outras zonas limítrofes.

(clique nas imagens para ampliar)

O inúmero comércio, hotéis, albergues, hostels, entre outras estruturas patenteiam bem a dinâmica aqui imposta.

(clique nas imagens para ampliar)

A conquista aos Mouros teve lugar em 1167 e as suas muralhas foram de grande importância na defesa contra invasores. A sua localização priveligiada junto ao Guadiana favoreceram esse estatuto.

(clique nas imagens para ampliar)

Antes disto, foi sempre zona ocupada pelos povos precedentes: romanos, visigodos, após a ocupação muçulmana por moçárabes, judeus até ser cristianizada.

(clique nas imagens para ampliar)

Até vestígios pré-históricos aqui se podem encontrar, como o Cromeleque do Xerez. Desenvolveu-se “a partir de um menir central faliforme, com uma altura de cerca de 4 m e apresentando numa das suas faces diversas “covinhas” em toda a sua verticalidade, este monumento megalítico é constituído por 50 menires, cuja altura varia entre 1,20 cm e o 1,50 cm, alguns dos quais de configuração igualmente fálica, bem como almendrada.”

(clique nas imagens para ampliar)

Em 1385 é invadida por tropas castelhanas, expulsas por D. Nuno Álvares Pereira. foi ainda importante durante as guerras da restauração, tenho em 1640 construída nova linha de fortificações.

(clique nas imagens para ampliar)

A merecer visita à Vila, interior das muralhas e zona ribeirinha do chamado Grande Lago do Alqueva.