Aliança – Vinhos de Portugal SA
Rua do Comércio, 444
3781-908 Sangalhos
Portugal
T: 234732000
F: 234732005
E: alianca@alianca.pt
80 anos de História
A Aliança foi fundada em 1927, há mais de 80 anos, por 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves, em Sangalhos (concelho de Anadia), na região Demarcada da Bairrada.
A empresa começou a exportar de imediato para o Brasil, África e Europa e, hoje, mais de 50 por cento da produção da Aliança destina-se à exportação.
A qualidade dos vinhos, espumantes e aguardentes são a imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.
Presente nas principais regiões vitivinícolas do País, a Aliança aposta forte na qualidade, e para dar seguimento a esse objectivo, adquiriu Quintas em regiões como o Alentejo, Dão, Douro, Bairrada e Beiras, explorando cerca de 600 hectares (ha) de vinhas.
Nestas explorações foi encetado um profundo trabalho de reconversão e plantação de vinhas, trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela experiente equipa técnica da Aliança.
O investimento nas áreas da produção, com a aquisição das Quintas, estende-se também ao nível da vinificação com a modernização das adegas. Constituiu-se ainda um parque de barricas de carvalho de elevada qualidade para estágio dos vinhos.
A Aliança respira tradição aliada à modernidade.
A Aliança cresceu e tem vindo a desenvolver uma estratégia de modernização a vários níveis, desde o produto à distribuição, passando pelo enoturismo.
Em 2007, o Comendador José Berardo adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa.
A designação social da Caves Aliança S.A. foi alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A. em Março de 2008, momento em que se procedeu à mudança da imagem institucional. Ainda em 2008, as marcas da Aliança Vinhos de Portugal passaram a ser distribuídas pela a Viborel Distribuição S.A. no mercado Nacional.
Recentemente foram realizados fortes investimentos na área do enoturismo tendo sido recuperadas as suas instalações em Sangalhos. A Aliança conta agora com um excelente circuito de visitas que passa pelos apaixonantes túneis de estágio de espumantes, pelo impressionante parque de 1.200 barricas para estágio dos vinhos de Quinta e pela tradicional cave de aguardentes.
Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, já receberam vários prémios nacionais e internacionais e a empresa foi considerada, em 2005, pela Wine Spectator uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial, tendo sido a única da Península Ibérica incluída nesta classificação.
Quinta da Garrida
Situa-se em Vila Nova de Tazém, no concelho de Gouveia portanto na região demarcada do Dão.
Com a área total de 112 hectares, dos quais 80 hectares são de vinhas com 15 anos e as restantes novas plantações foram efectuadas com o recurso às mais modernas técnicas.
Os solos são graníticos, ligeiros e pobres, típicos da região e que permitem a obtenção de vinhos com características muito próprias.
Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro Preto são as principais castas tintas aqui produzidas e vinificadas.
Em separado, na Adega situada em Gouveia, dotada dos mais adequados equipamentos para a produção de vinhos de alta qualidade, com vinificação em separado das castas aí existentes.
Os vinhos que são provenientes desta propriedade:
– Quinta da Garrida Touriga Nacional
– Quinta da Garrida
– Garrida
Técnico Responsável:
A condução técnica da propriedade está a cargo do Eng.º Clemente Almeida.
Quinta das Baceladas
A Quinta das Baceladas situa-se em pleno coração da Bairrada, na zona de Cantanhede.
Foi nesta quinta com cerca de 5 ha que se iniciou o desenvolvimento vitícola na região, plantando em 1991 a tradicional casta da região, a Baga mas também as inovadoras Mertot e Cabernet Sauvignon.
As Caves Aliança possuem também outras pequenas vinhas plantadas em 2002 destinadas a dar continuidade ao seu projecto Vitivinícola, privilegiando as castas Tinta Roriz e Merlot.
Os vinhos que são provenientes da mesma:
– Quinta das Baceladas
Técnico Responsável:
A condução técnica da propriedade está a cargo do Eng.º Clemente Almeida.
Morada: Quinta das Baceladas
Outil – Cantanhede
Quinta da Terrugem
Situada no Alentejo, na freguesia da Terrugem, no concelho de Elvas, em plena região demarcada de Borba, é hoje um ex-libris dos vinhos alentejanos.
Adquirida em 1991, possuía inicialmente 14 hectares de vinha e tem hoje cerca de 60 ha. plantados com as castas Aragonês, Tinta Roriz, Trincadeira, Periquita, Syrah, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet.
A adega da Quinta da Terrugem está implantada num edifício de traça regional alentejana encastrado numa pequena elevação de terreno na propriedade, que permite o trabalho das uvas através do declive natural.
No exterior encontra-se toda a área de recepção das uvas que, consoante a sua origem, são recebidas numa mesa de escolha ou num pequeno tegão, de onde seguem para um desengaçador e para um permutador que lhes vai infringir um choque térmico, visando uma redução de temperatura para os 10º C.
Com esta operação vai iniciar-se o processo de vinificação que consta de uma maceração a frio seguida da fermentação alcoólica e de maceração final pós fermentativa.
Estas operações decorrem em cubas de aço inox, tipo lagar de tampa flutuante de capacidade variável dos 5 aos 20000 litros, refrigeradas por circulação de água fria.
As operações de remontagem e de descarga são absolutamente manuais e a prensagem tem lugar em pequenas prensas hidráulicas visando o máximo aproveitamento dos vinhos devido à suavidade da operação.
Aqui se produz, só em anos excepcionais, o T Quinta da Terrugem, considerado como um dos melhores vinhos do Alentejo.
Outros vinhos que são provenientes desta propriedade:
– Quinta da Terrugem
– Alabastro
Quinta D´Aguiar
Situa-se no sopé da Aldeia histórica – Castelo Rodrigo e tem 350 ha. Os seus solos apresentam uma estrutura franco-arenosa de base granítica, encontram-se também quartzitos e solos xistosos.
Com um relevo pouco acentuado está situada, em média, a 550 m de altitude, sofrendo além da influência mediterrânea, uma influência claramente continental com acentuado arrefecimento nocturno.
A precipitação média é de 550mm/ano, concentrada de Outubro a Maio.
A vinha plantada de novo a partir de 1999, ocupa uma área superior a 90 ha, em que 27 ha são regados.
A densidade de plantação varia de 3086 a 3738 pl/ha, sendo a condução da vinha em cordão bilateral.
O encepamento é constituído por 57% de Tinta Roriz, 15% de Touriga Nacional, 12% de Syrah, 10% de Cabernet Sauvignon e 6% de Alicante Bouschet.
Os vinhos que são provenientes da mesma:
– Casa D´Aguiar
– D´Aguiar
Técnico Responsável:
A condução técnica da propriedade está a cargo do Eng.º Clemente Almeida
Quinta dos Quatro Ventos
Com uma área total de cerca de 150 hectares esta quinta centenária está situada no Douro Superior, nos limites das freguesias de Seixas e Numão, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.
Faz parte de um vale profundo percorrido pela Ribeira da Teja.
Os seus solos são xistosos, com alguns afloramentos graníticos que acrescentam complexidade, frescura e elegância aos vinhos aí produzidos.
As vinhas situam-se em altitudes que variam dos 200 aos 250 metros, numa zona de reduzida pluviosidade e grandes amplitudes térmicas, com exposição solar maioritariamente virada a sul e poente.
Dispõe de um total de 45 hectares de vinha/patamar e vinha ao alto de plantação recente.
Com as castas tradicionais da região: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca e Tinta Amarela.
Possui adega, que para além dos tradicionais lagares de granito, está dotada de depósitos inox de pequena dimensão, permitindo a vinificação em separado das diferentes castas existentes na propriedade.
Aí se produz só em anos excepcionais o Quinta dos Quatro Ventos Reserva.
Outros vinhos que são provenientes da mesma:
– Quinta dos Quatro Ventos
– Foral Grande Escolha
– Foral
Técnico Responsável:
A condução técnica da propriedade está a cargo do Eng.º Clemente Almeida.
Morada: Quinta dos Quatro Ventos
Quinta de Porto Bois
5155-637 Numão
FONTE: Caves Aliança
3 Comentários
michael kors hamilton flats tangerine
10 anos atrásI really like your blog.. very nice colors & theme.
Did you make this website yourself or did you hire someone to do it for you?
Plz respond as I’m looking to design my own blog and would
like to find out where u got this from. thank you
cluvipor
10 anos atrásThe page is tottaly maden by myyself.
Américo Sousa Marques
12 anos atrásA sede e museu das Caves Aliança em Sangalhos merece de todos os portugueses uma visita urgente. Deveria constar de um roteiro a cumprir obrigatoriamnte por todos, sobretudo por aqueles que estão em idade de formação, de modo a incutir nos mesmos o gosto pelo trabalho bem feito. Chamo a isso “educação pelo exemplo” e isso apenas tem merecido do nosso respectivo Ministério a manifestação do seu mais ignóbil desinteresse.Depois queixem-se da falta de motivação dos alunos e professores…
Aqui está uma empresa que me faz ter orgulho no País a que chamamos nosso e que tão mal governado anda…
Parabéns ao senhor Comendador e a toda a sua equipa de colaboradores !!!
Américo Marques