Hoje, 27 de janeiro, é o dia do Vinho do Porto, aliás a 27 de janeiro é assinalado e celebrado o Dia Internacional do Vinho do Porto. Neste dia, nós não podíamos ficar indiferentes, ainda por cima, quando somos o Clube de Vinhos Portugueses perante esta efeméride anual sobre o Vinho fortificado mais conhecido do mundo , produzido na região demarcada de Vinho mais antiga do mundo, fica feito o convite a brindarem com um copo de vinho do Porto.

Tradicionalmente, realizam-se atividades lúdicas em produtores do vinho do Porto, como provas, e muito são as iniciativas que ocorrem na região e na cidade do Porto e em Vila Nova de Gaia, por norma as fotos do dia, e nas redes sociais as fotos partilhadas tem a hashtag #PortDay.

Hoje deixamos aqui estão algumas informações sobre a história e os momentos importantes em que o vinho do porto esteve presente no mundo, um verdadeiro embaixador de Portugal ao longo de séculos.

O Vinho do Porto é um vinho fortificado produzido exclusivamente na região do Douro, em Portugal. Ele é envelhecido em barris de carvalho e é conhecido por seu sabor doce e rico. O vinho do porto é produzido numa variedade de estilos, incluindo Ruby, Tawny, Vintage e Late Bottled Vintage (LBV), mais recentemente o mercado no Verão começou a lidar com uma inovação muito interessante, até em matéria de cocktails, o Vinho do Porto Rosé.

O Vinho do Porto tem uma longa história que remonta ao século XVII. Foi durante este período que os comerciantes ingleses começaram a importar vinho da região do Douro. O vinho era transportado em barris e, para evitar que o vinho azedasse durante a viagem, os comerciantes adicionavam aguardente vínica ao vinho. Isso fortaleceu o vinho e permitiu que ele sobrevivesse à viagem.

O Vinho do Porto tem sido um favorito entre os líderes mundiais e celebridades. Em 1789, o vinho do porto foi servido na primeira posse presidencial de George Washington. Em 1947, o vinho do porto foi servido no casamento da rainha Elizabeth II. Em 1972, o vinho do porto foi servido na celebração do 25º aniversário da rainha Elizabeth II no trono.

Hoje é dia do vinho do Porto, já provou?

Dia Internacional do Vinho do Porto – 27 de Janeiro

Aqui estão algumas dicas de harmonização com vinho do porto:

1. Vintage: O vinho do porto Vintage é um dos mais prestigiados. É elaborado com as melhores safras, o que garante mais corpo, complexidade e elegância à bebida. Essa variedade permanece em balseiros (barris de grande porte) ou barricas por cerca de dois anos, até ser engarrafado. O vinho do porto Vintage não é filtrado, apresenta o ano da colheita no rótulo e evolui por muitos anos — podendo chegar a várias décadas. São vinhos que apresentam diversas camadas de aromas, sendo eleito como um dos melhores estilos de vinhos do Porto. O ideal é degustá-los logo após abrir a garrafa. Devido às suas características sensoriais mais sensíveis. A dica aqui é harmonizar uma taça de Porto Vintage com frutas secas, como figo, tâmara e damasco, além de nozes e queijos azuis, como gorgonzola ou roquefort .

2. Tawny: O vinho do porto Tawny é caracterizado por evoluir alguns anos em contato com a madeira, afetando diretamente não apenas a coloração do produto, deixando-a mais amarronzada, mas também seus aromas. De maneira geral, quando o Porto Tawny é comercializado, já está apto para o consumo, não sendo indicado armazená-lo por mais tempo. O contato com a madeira e o oxigênio é o principal fator que faz o vinho adquirir uma cor próxima ao âmbar. O sabor se aproxima ao de nozes, amêndoas e outros frutos secos. A harmonização pode ser feita com queijos maturados, mix de nuts ou sobremesas à base de castanhas. Existem, também, Portos Tawny com indicação de idade, que podem ter mais de 40 anos. Esse número faz referência à idade média dos vinhos que compõe o blend, pois, caso você não saiba, Vinhos do Porto são compostos por várias uvas. O mais curioso desse processo é que produtos mais velhos se beneficiam ao serem misturados com os mais novos, e isso garante mais frescor e intensidade aromática ao produto final.

rodape-artigo-made-in-portucale

Algumas sugestões que podemos partilhar hoje aqui, com base em amostras avaliadas visitas realizadas, partilhamos aqui algumas escolhas acertadas;

Vinho do Porto Graham’s Tawny

São Leonardo

Martha’s Porto

Quinta do Vallado

Borges Porto

Esperamos que apreciem este artigo e que fiquem inspirados em provar vinho do porto se ainda não tiveram o prazer e privilégio, experimentem diferentes estilos desde Vinho fortificado, comentem, partilhem e não deixem de identificar quem partilhou um momento da vida em que foi celebrado com Vinho do Porto. Saúde e bom fim de semana. 🍷

Vinho do Porto

Vinho do Porto