ROTEIROS
Clique nos mapas para ampliar
Já anteriormente havia falado na Adega da Batalha e Quinta da Sapeira.
Voltei à zona de Leiria para mais um pouco dela. Apesar da dificuldade em reunir minifúndios de vinha, aqui produz-se bastante e muito bom vinho.
Tudo entre praia, castelo, boas casas de restauração e claro, mais dois excelentes produtores visitados.
PRAIA DE VIEIRA DE LEIRIA
Clique nos painéis de texto para ampliar
Galeria de imagens
CASTELO DE LEIRIA
LMH WINES
A Luís Marques Henriques constitui uma gestão de parcelas de produtores que atinge os 2 milhões de litros. Asseguram todo o apoio enológico, condução de vinhas, maturação, vindimas, maturação, engarrafamento e acondicionamento.
Existem há perto de 40 anos desde 1997, produzindo Vinhos, Aguardentes, Abafados e Jeropiga. Antes existia a Carlos Marques, fundador desta mesma estrutura e edifício, a ser atualmente remodelado, em 1945.
Fornecem essencialmente para o estrangeiro e localmente. Muitos dos restaurantes locais nas praias do distrito de Leira são fornecidos pela LMH Wines. E diga-se que são uma grande surpresa, como irei descrever mais à frente.
Estão muito bem situados à entrada de Leiria e quer o Sr. Luís Carlos como seu irmão encarregam-se de acolher bem quem quer que visite, apesar de ainda não disporem estrutura. O que é certo é que quase sempre estão lá e vendem até vendem a quem passe.
Muito do enchimento é para vinhos de mesa, bag-in-box, destaque para o engarrafado de Avó Quina Tinto (parece que recuou 30 anos no tempo) vinho bom e barato, bem como o seu premiado Val dos Reys e os frisantes, uma originalidade na região dos Vinhos de Lisboa. Venha até cá!
ALGUM PORTEFÓLIO
Restaurante Matilde Noca
CAVES VIDIGAL WINES
Situados em Cortes, perto de Leiria, a Vidigal é um caso de sucesso no panorama vínico.
Existem há perto de 50 anos e tiveram recentemente um “best seller”, ou seja, dos maiores sucessos vínicos. O “Porta 6“. É comercializado tanto em garrafa como em bag-in-box que segue principalmente para o mercado nórdico!
A verdadeira origem da produção de vinhos aqui remonta pelo menos ao século XIX. Tal como em todo o concelho, aqui prevalece o minifúndio de vinha. A Vidigal dispões de parcela própria, mas também gere parcelas de viticultores com 0,50 ha-1 ha no máximo.
Ao todo são geridos perto de 4 milhões de litros de vinho, que originam diversas marcas, sendo o principal mercado, o da exportação, principalmente Estados Unidos, países escandinavos, Norte da Europa, etc.
Mais um local de desvio, e onde há sempre quem o atenda!