Foi provado o vinho Palha Canas Branco 2015, produzido na região de vinhos de Lisboa, pelo produtor Casa Santos Lima.
O vinho foi vinificado com Desengace total seguido de esmagamento e prensagem. Fermentação com sistemas de controlo de temperatura entre os 16.ºC – 18.º C. As vindimas decorreram entre o fim de Agosto a meados de Setembro.
Região: Vinhos de Lisboa
Produtor: Casa Santos Lima (clique para conhecer)
Castas: Arinto, Fernão Pires, Chardonnay e Viognier
Álcool: 12,5º
Custo: 3,50 €
Clima: Temperado, Mediterrânico
Solo: Aluvião, argilo-calcário
Denominação: Vinho Regional Lisboa
- Aspeto: Côr amarela com laivos esverdeados.
- Aroma: O impacto inicial reveste-se de notas vegetais, com excelente mineralidade, como pano de fundo temos muita tropicalidade, abacaxi, papaia e macãs verdes a dar algum toque cítrico.
- Na boca: Vinho vivo e fresco, crocante, muito frutado e complexo. No rebordo do copo aparece alguma untosidade sinal de boa concentração.
- O final: Final longo.
Classificação: 85 (50-100)
Temperatura de Serviço: 10ºC
Harmonização (wine pairing):
Um vinho de boa acidez e com notas herbáceas, vai bem com um prato de marisco temperado e com ervas aromáticas.
Receita
INGREDIENTES
- 200 gr de camarão 30/40
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 molho de coentros
- 1 cenoura
- 1/2 alho françês
- 2 colher de polpa de tomate
- 25 ml de brandy
- louro qb
- 1 ramo de salsa
- 1/2 colher de chá de pimenta cayenne
- Tabasco
- 100 gr de ervilhas
- Meia cebola para o caldo, a outra meia para o arroz
PREPARAÇÃO
Prepare um caldo com as cascas e as cabeças do camarão. Comece por fritar as cabeças com um fio de azeite, num tacho. Junte meia cebola com uma folha de louro, a cenoura em pedaços e uns talos de salsa picados. Adicione o alho francês. Depois de bem quente, perfume com o brandy. Junte a polpa de tomate. Cubra com água fria e deixe cozinhar cerca de meia hora.
Pique a outra meia cebola finamente, juntamente com o alho e talos de coentro picados. Refogue num tacho com uma quantidade generosa de azeite, com a pimenta cayenne e 1 colher de café de Tabasco. Tempere com uma pitada de sal. Junte o arroz e, com o tacho bem quente, junte 2x e 1/2 a medida em caldo de camarão. Baixe o lume, tape e deixe cerca de 10 minutos.
Na fase final, quando faltarem cerca de 1 a 2 minutos, adicione os camarões cortados em pedaços e as ervilhas. Se ficar um pouco seco, junte mais caldo. Envolva. Pique os coentros grosseiramente e junte no final, com um fio de azeite.