Foi provado o vinho Grande Escolha Loureiro Branco 2015, produzido na região de Vinhos Verdes, pela Adega de Ponte da Barca.
REGIÃO: Vinhos Verdes
PRODUTOR: Adega de Ponte da Barca – Viniverde CASTAS: Loureiro
ÁLCOOL: 10,0%
CUSTO: 4,00€
Clima: Atlântico
Solo: Granítico-xistosos
Denominação: DOC Vinhos Verdes
- ASPETO: Cor amarelo palha límpida.
- AROMA: Apresenta um bouquet muito diversificado e complexo, composto por frutas brancas, melão, damasco, cítricos, casca de laranja, herbáceos, erva fresca e nuances florais, com muito boa mineralidade.
- BOCA: Muito leve, prova redonda, muito frutado, complexo, agulha ligeira que o torna muito atrativo, intenso e bastante sofisticado em termos gastronómicos.
- FINAL: Boa persistência final ao fruto.
Classificação: 85
Temperatura de Serviço: 8ºC
Harmonização (wine pairing):
Um vinho fresco e frutado, com acidez muito presente, vai bem com um prato de marisco confecionado em ervas aromáticas e especiarias.
Receita
Ingredientes:
- 800 gr de camarões selvagens
- azeite
- 1 cebola
- 3 tomates maduros
- sal, pimenta preta e pimenta verde
- salsa, coentros e cebolinho
- 1 chávena de leite de coco
- 1 colher chá de farinha de trigo
Confeção:
Coza e descasque os camarões. Refogue no azeite a cebola picada e os tomates. Tempere com sal e as pimentas. Adicione o raminho de salsa, de coentros e de cebolinho, bem picados. Esmague as cabeças dos camarões, sem os olhos, e adicione-as ao refogado, juntamente com 2 chávenas de água a ferver. Deixe ferver e coe. Junte os camarões. À parte, misture o leite de côco e a farinha. Junte aos camarões e deixe engrossar. Sirva com arroz branco.