Outras designações
Bucho de Vinhais ou Chouriço de Ossos de Vinhais IGP
História
A história do Butelo de Vinhais IGP está intimamente ligada à importância que a criação de suínos na região assumiu desde tempos imemoriais, de que são testemunho as inúmeras estátuas e monólitos evocativas dessa criação espalhados por toda a região, bem como os muitos registros escritos em arquivos municipais relativas à tributação de suínos e de produtos deles oriundos.
Receita
Butelo Com Casulas
Vinhos Recomendados
Descrição
O Butelo de Vinhais IGP é um enchido produzido a partir de carne, gordura, osso e cartilagem provenientes das costelas e coluna vertebral de porcos da raça Bísara ou com 50% de sangue Bísaro.
A carne é temperada com alho, colorau, louro, vinho, água e sal. A sua cor varia entre do amarelo, o avermelhado e o castanho-escuro.
Pode ser redondo, oval ou cilíndrico. Pesa entre 1 a 2 kg e tem 10 a 15 cm de diâmetro.
Tem um sabor agradável e distinto e um aroma fumado persistente.
Método de produção
As carnes com ossos e as cartilagens são cortadas em pequenos pedaços e colocadas num recipiente onde são temperadas.
Esta mistura — conhecida por adoba — repousa durante um a três dias.
Após os últimos acertos na condimentação procede-se ao enchimento em tripa grossa, estômago ou bexiga previamente cosidos ou atados com fio de algodão numa das extremidades, sendo a outra atada depois das “carnes” estarem bem compactadas.
De seguida realiza-se a fumagem em fogo brando, com lenha de carvalho ou castanho, durante pelo menos 15 dias, à qual se segue um período de cura, em locais frescos.
Características particulares
São vários os fatores que influenciam a qualidade e sabor único do Butelo de Vinhais IGP, tais como a alimentação dos porcos, o método de produção utilizado, a fumagem lenta que permite a selagem dos aromas ou a cura em ambiente fresco e seco.
Área de produção
A área de nascimento, cria, recria, abate e desmancha dos porcos usados na produção de Butelo de Vinhais IGP engloba os distritos de Bragança e de Vila Real.
A área geográfica de transformação engloba apenas o distrito de Bragança.