Entre Aveiro e a Figueira da Foz, confecciona-se a Raia com Molho de Pitau, prato que já nos finais do século XIX fazia as delícias dos banhistas.
Raia com Molho de Pitau
Prato típico
INGREDIENTES
- 1,2 kg de raia
- 800 g de batatas
- 1 dl de azeite Valle Madruga
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de colorau
- 1 colher de chá de vinagre
- sal marinho Rui Simeão
- pimenta
PREPARAÇÃO
Amanha-se a raia e lava-se muito bem.
Reserva-se o fígado.
Em seguida corta-se a raia em pencas (este é o nome que se dá na Figueira da Foz às tiras da raia cortada de alto a baixo).
Temperam-se com sal e, passada 1 hora, cozem-se em água temperada com sal.
À parte cozem-se as batatas com a pele e pelam-se.
Entretanto, prepara-se o molho: leva-se ao lume o azeite, os dentes de alho, o louro, o colorau, o vinagre, um pouco de pimenta e um bocadinho de fígado da raia (cerca de 40 g), 3 colheres da água da cozedura da raia e vai-se esmagando tudo até engrossar.
Coloca-se a raia numa travessa, contorna-se com as batatas, regando tudo com o molho.
Raia com Molho de Pitau – Versão de Impressão
Vinhos Recomendados
A raia de pitau é um prato de pescadores da costa portuguesa, originalmente apenas da parcela entre Espinho e a Figueira da Foz, mas que agora se encontra noutros lugares, incluindo restaurantes.
Faz falta uma raia, ou algumas asas de raia, e o respectivo fígado, ingrediente essencial na preparação do molho que dá carácter ao cozinhado.
Qualquer dicionário de língua portuguesa nos define a raia como um peixe de esqueleto cartilaginoso e corpo achatado, cauda larga e delgada, que vive no mar e de que se conhecem várias espécies.
Na zona da Figueira da Foz é muito mais do que isso. É, sobretudo, a raia de pitau, tantas vezes associada à gastronomia; é a raia das tranqueiras outrora a cenografar as muralhas de Buarcos.