Voltamos a receber um Soalheiro, nada mais, nada menos que o SOALHEIRO Primeiras Vinhas – Alvarinho 2020, um vinho que merece ser saboreado com calma e atenção, porque desta vez calhou selo de ouro, de facto, este vinho é uma verdadeira joia.
A primeira coisa que chama a atenção neste vinho é a sua cor, que mostra-se elegante e cheia, e cresce no copo, tornando-se cada vez mais persistente e brilhante, no nariz o seu sabor é encorpado, fresco e complexo, com notas de fruta de árvore e algumas especiarias, já na boca este destaca-se na sua frescura, e intensidade da fruta com uma grande complexidade final.
Mas o que realmente distingue o SOALHEIRO Primeiras Vinhas – Alvarinho 2020 é a sua complexidade aromática, dominada por uma acidez vibrante e uma mineralidade muito vincada. Este vinho é intenso, com textura completa e refrescante, e com a acidez bem integrada, e um final realmente longo.
Em suma, o SOALHEIRO PRIMEIRAS VINHAS – ALVARINHO 2020 é um vinho que celebra a tradição e a inovação, a terra e o terroir, a paixão e a perícia. É um vinho que, como Jonathan Gold diria, tem schtick. e pela apreciação registada em prova, é um vinho que, sem dúvida, merece a presente nota de prova.
Região: vinhos verdes
Produtor: VINUSOALLEIRUS, LDA
Castas: Alvarinho 100%.
Álcool: 13.º
Nota de Prova
Aspecto: cor cítrica e brilhantes.
Aroma (nariz): Aromas frutados e especiarias.
Paladar (boca): Sente-se as notas de laranja, madressilva, pêssego, borras salgadas e nougat de nozes a dançar no palato.
Final de boca: fresco, longo persistência.
Classificação: 91
Antecedentes: Se o anterior era bom, agora temos um muito bom, pode ver ou rever nota de prova da safra de 2018 aqui.
Harmonização: Estamos perante um vinho que pode ser uma combinação perfeita para muitos pratos, e ideal como aperitivo ou para acompanhar pratos de frutos do mar, peixe ou ou até carnes brancas.
Apontamento final: —-.