Tivemos oportunidade de provar o Vinho Regional Alentejano Tangente – Tinto 2016, produzido na região de vinhos do Alentejo, nomeadamente na Herdade das Assentes de Baixo, concelho de Cuba, com uvas criteriosamente seleccionadas e vindimadas à mão, com as castas Aragonês, Alicante Bouschet e Syrah.
Joaquim Costa Vargas – Sociedade Agrícola e Vinhos, Lda é um produtor situado em pleno Alentejo, Cuba, inserido na região vitivinícola da Vidigueira, zona com apontamentos históricos sobre a vinha e o vinho.
Um vinho produzido numa região onde existem referências históricas constantes que remontam aos princípios da nacionalidade, tal é a importância que esta cultura tem tido ao longo dos tempos na região.
Sobre o Vinho Aprovado
Região: Alentejo
Produtor: J. Costa Vargas, Lda.
Castas: Aragonês, Alicante Bouschet e Syrah.
Álcool: 14,5º
Nota de Prova
- Aspecto: Excelente cor ruby com laivos violáceos.
- Aroma (nariz): Aromas intensos a frutos vermelhos bem maduros, com notas de baunilha, e equilibrado com especiarias e madeira ligeiramente presente com algumas notas de fruta preta doce ou macerada, compota e ameixa.
- Paladar (boca): Boca com muita fruta, algum morango, doce, com nuances verde, madeira e tanino ligeiro (engaço).
- Final de boca: Muito bom.
Classificação: 90
Antecedentes:
Não temos registos anteriores, a não ser outros vinhos do mesmo produtor, clique aqui.
Harmonização:
Tivemos este vinho a combinar e muito bem com queijo e carnes fumadas, mas certamente ficará muito bem com assados, carnes vermelhas e mais não seja, um copo na mão com este vinho servirá de óptima companhia.
Apontamento final:
Uma agradável surpresa, e fica a suspeita que daqui a algum tempo ainda poderá evoluir.