Os vinhos produzidos por esta casa demonstram o que de melhor e mais original o Minho tem para nos oferecer, vinhos de excelência com alma e vida próprias. O exotismo do seu sabor, a frescura em cada trago e claro, momentos de descontração.
Cada gota deixa transparecer uma espécie de poema que nos acorda os sentidos, pelo que melhor mesmo é experimentar este conjunto de sensações únicas.
Chamou-me a atenção também dois factos que dizem muito de quem produz vinho e pretende conquistar mercado independentemente de quem consome e também o carácter humanitário da campanha desta casa.
Em primeiro, são dos pouquíssimos produtores que já disponibilizam linguagem em Braille para os invisuais, a quem reconheço pleno direito de saberem concretamente o que consomem.
O segundo ponto consiste na doação por parte da casa Vinhos Norte, produtora destes vinhos, de 10% à instituição humanitária Cáritas, sobre o volume de vendas.
Finalmente gostaria de deixar um voto de agradecimentos ao Sr. Jorge Mendonça, a amabilidade com que me recebeu, e o facto de me ter proporcionado momentos de satisfação com meia dúzia de amostras da safra produzida o ano passado.
Fiquei totalmente rendido e convicto que o Vinho Verde volta a ter o lugar que merece junto dos consumidores, quer portugueses quer internacionais para onde o vinho é exportado.
fica então uma breve descrição da Vinhos Norte, cedida gentilmente pelo Sr. Jorge Mendonça.
Endereço: Várzea Cova
4820-820 FAFE
Portugal
Telefone: +351.253 509040
Fax: +351.253 502354
A Vinhos Norte é uma empresa de cariz familiar, que luta pela qualidade dos seus produtos e a satisfação de todos os seus clientes.
Fundada em 1971, tem evoluído constantemente e cada passo da sua história reflecte a família fundadora e a própria história do país. Existe muito orgulho na sua história, mas procurou-se sempre trabalhar para o futuro.
A empresa nasceu em 1971 com um cariz familiar, tendo sido fundada por Manuel da Costa Carvalho Lima. Na sua fase inicial, a empresa estava vocacionada para o comércio de vinhos a granel (em pipas) tendo como clientes os consumidores finais, pois nessa altura a venda tinha uma componente muito mais intimista.
Com a evolução do mercado nos anos 80, a empresa reajustou-se às novas condições iniciando o engarrafamento de vinhos (enchimento em garrafas).
Devido ao aumento do volume de negócios e ao sucesso que a empresa ia tendo, sentiu necessidade de crescer fisicamente.
Assim, de forma a garantir as quantidades e prazos solicitados pelos clientes, foram abandonadas, como produtivas, as instalações em que a empresa laborava (remodeladas para as áreas administrativa e comercial). Junto às referidas instalações foi construído um complexo produtivo que abrangia armazenagem, tratamento e engarrafamento de vinhos.
Tendo como base dois objectivos (focalização no cliente e organização interna) em 2000, a empresa iniciou um processo de certificação segunda a NP EN ISO 9001:2000; nesse momento, como em situações anteriores, foram também algo pioneiros ao ser a primeira empresa da área da produção de vinhos a implementar um sistema segundo este referencial.
Este trabalho foi reconhecido através da certificação do SGQ em 2002, mas essencialmente foi reconhecido pela empresa e clientes no que concerne à melhoria contínua dos serviços e produtos. Em simultâneo a empresa concebeu e implementou um sistema HACCP, referente à segurança alimentar.
Com o objectivo de se tornar uma empresa cada vez mais vertical e poder assim garantir, quer a qualidade dos produtos quer a satisfação das necessidades dos clientes, a empresa apostou na construção de um centro de vinificação (que iniciou a sua actividade nas vindimas de 2005) que lhe permite manter de uma forma mais consistente as características dos seus produtos.
Ao fim de dois anos de laboração, o centro de vinificação cumpre a sua missão, permitindo à empresa apresentar aos seus clientes uma gama mais alargada de vinhos através da produção de monocastas, nomeadamente Vinhão, Espadeiro e Loureiro, as principais castas do Vinho Verde.
No inicio de 2007, a empresa sofre uma alteração na sua estrutura de capital, dá-se a saída do sócio José Carlos Guimarães Lima e a entrada de três novos sócios, Graciete Guimarães Lima, Vera Guimarães Lima e Vítor Guimarães Lima. Assim, o ano 2007 é uma mudança de paradigma na história da empresa: teve como grande desafio a “globalização” e desta forma, começou a dar os primeiros passos para a sua internacionalização. Com base na sua cultura, a empresa sempre privilegiou a área produtiva como o seu core-business e temos, em 2008, como resultado a renovação total da linha de engarrafamento e a implementação de duas novas linhas (espumantes e bag-in-box) – através da incorporação das mais recentes tecnologias no sector, o que permite continuar a inovar quer ao nível do processo quer do próprio produto.
Dados importantes sobre a Empresa:
• Centro de Vinificação:
150.000 L Vinho Tinto
500.000 L Vinho Branco
• Potencialidade de engarrafamento:
o Linha de garrafa 1: 18.000 L
o Linha de garrafa 2: 30.000 L
o Linha de garrafão: 40.000 L
o Linha Bag-In-Box: 16 cx/minuto
• Número total de trabalhadores: 36
• Países de exportação:
o Andorra
o França
o Alemanha
o Bélgica
o Suíça
o Brasil
o Angola
o Cabo Verde
o China
• Marcas Comercializadas:
o Aldeão
o Cruzeiro
o Pérola da Vinha
o Miogo
o Norte
o Tapada dos Monges
o Valbarco
14 Comentários
Carlos Conde de Almeida
5 anos atrásSou de São José dos Campos, cidade importante do estado de São Paulo, Brasil; portanto brasileiro, neto de portugueses, que para cá vieram nas primeiras décadas do século passado. Meus avós de ambos os lados chegados do norte trouxeram consigo o prazeroso hábito do vinho, que segue conosco, mesmo não mais estando eles entre nós …..estão vivas as memórias e essa cultura, que como netos e bisnetos ainda nos liga a Portugal.
Bem, não sou um enólogo, mas tenho um paladar apurado e algum conhecimento sobre vinhos, oque me permite confessar uma paixão pelos verdes tintos, que aqui no Brasil são pouquíssimo conhecidos e muito difíceis de serem encontrados.
Há aproximadamente 2 anos atrás, encontrei o especialíssimo Tapada dos Monges na prateleira de uma rede de supermercados (Pão de Açúcar) e que até o momento não conhecia, mas o levei para provar.
Havia muitos anos, talvez mais de 15 que eu já não encontrava vinhos verdes tintos em lugar algum e os que me lembro de ter tomado eram o Gatão e o Casal Garcia, nunca mais os vi. Pois bem, degustei o Tapada, me apaixonei, voltei ao supermercado e comprei todos que eles tinham, 11 garrafas….. já se foram todas, mesmo tendo consumido com moderação, pois sabia que não os encontraria novamente tão cedo, oque se confirma até o momento……..
Prezados amigos de além mar, como podem me ajudar, ao Tapada dos Monges verde tinto por aqui encontrar???
Vera Campos Lima
4 anos atrásCaro Carlos Conde que delicia de comentário. Muito obrigada. Se tiver a gentileza de me enviar um email para marketing@vinhosnorte.com terei todo o prazer em indicar-lhe onde poderá novamente encontrar o nosso verde tinto Tapada dos Monges em São Paulo. 🙂 Vera Lima
António Mota
12 anos atrásComprei por acaso umas garrafas Tapada dos Monges, no Intermarché de Tondela e a partir daí só essa marca de vinho verde branco entra na minha garrafeira. O gosto que o vosso branco tem (não o Loureiro), digamos…o normal, é fantástico e dos “provadores” que o degustam, ninguém desgosta. O busílis da questão, é que nem sempre o Intermarché de Tondela o tem em stock.
Gosto muito do paladar do vosso vinho mas tenho dificuldade em o encontrar tanto em Tondela como aqui por Lisboa. Com que firmas/espaços comercias, comercializam o vosso vinho?
Por engano comprei duas garrafas de verde tinto Tapada dos Monges…delicioso. O vosso medalhado é fantástico. Acreditem que fiquei cliente.
Jorge Cipriano
12 anos atrásCarissimo Antonio Mota, o Tap Monges Loureiro e o Vinhão (tinto) costumam estar à venda na superfície Leclerc ou até no El Corte Inglés. Pode até experimentar o espumante deles (Miogo) que é estraordinariamente crocante. O valor de referência do Loureiro e do Vinhão costuma estar a perto dos 3,50€ o Miogo Espumante, 15€.
Anónimo
12 anos atrásvery interesting website indeed.
jean presley rodrigues nogueira
12 anos atrásboa tarde !
tenho o interesse em adquirir esse tipo de vinho, porém não consigo encontra-lo para efetuar a compra.
preciso que vocês me auxiliem a encontrar o revendedor do vinho tapada dos monges.
desde já agradeço pela atenção!
Jorge Cipriano
12 anos atrásBrevemente irei ter uma loja online com esta marca. De onde é? Cumprimentos, Jorge
Salvador Pinto
12 anos atrásTripeiro de gêma até 1963 e depois a seguir a esta data converti-me em Mouro, resido em Almada onde constitui família no ano 1967 e onde resido, nunca esquecendo o que Norte do meu país.
Saudades que sinto do meu Norte e em especial a minha cidade do Porto, de que sou natural.
Por oferta de um familiar que me visitou nestes dias provei e delicei os sabores e admirei a sua cor de tom palha do vosso vinho que eu desconhecia e que bons arômas ao saborea-lo.
Parabens aos seus proprietários e técnicos pela boa aqualidade deste vinho verde branco, de bom tom e bastante simpático.
É possivél adquirir duas caixas deste precioso vinho?
Mais uma vez parabens.
Salvador Pinto
Telef. 212741641
João Prado Teixeira
13 anos atrásSou consumidor do Vinho Verde (tinto) Tapada dos Monges, uma vez que aprecio muito; Contudo não tenho encontrado para compra-lo uma vez que moro em Cachoeiro de Itapemirim/Es., prezaria receber noticia quanto a comercialização mais próxima de minha cidade.
No aguado
João prado Teixeira
Rua Dr. Deolindo nº 63 aprt.º 04b Bairro Baiminas
CEP 29.305-435- Cachoeiro de Itapemirim/ES.
carlos roberto de lacerda
14 anos atrásGostaria de saber , onde consigo compra o
vinho Branco Verde Tapada dos Monges, portugues, sera que alguem pode me ajudar????
grato
José Hipólito
14 anos atrásBoa tarde,
Eu acabei de comprar e pela primeira vez, em garrafeirs em Santo Tirso. Excelente vinho e excelente compra. Encontrei em mais do que uma garrafeira.
Vera
13 anos atrásCaro Carlos, para poder dar uma resposta mais concreta à sia pergunta de onde comprar o Vinho Tapada dos Monges Branco pode por favor dizer-me onde reside?
Manuel Lopes
15 anos atrásParabéns, continua a fazer um trabalho diferente, para melhor.
Um abraço
Jorge Mendonça
15 anos atrásJorge hoje foi um dia fantástico. Tivemos o encerramento da nossa acção com uma palestra extraordinária, e termino agora o dia a ler os seus comentários.
Parabéns pelo seu trabalho.
Está excelente.
Um forte abraço