Hoje decidimos fazer um brinde ao Sr. Rui Nabeiro e com Vinho produzido por um dos vários empreendimentos em vida do Sr. Comendador Rui Nabeiro, referimo-nos à Adega Mayor, para assim homenagear o homem que nasceu a 28 de março de 1931 em Campo Maior e fez história.
Faria hoje 92 anos e deixou-nos um impactante legado enquanto ser humano, empreendedor, e certamente imaginamos que do ponto de vista familiar tenha tido igualmente impactante e junto de todos os que tiveram o privilégio de contar com a sua companhia e presença enquanto viveu entre nós.
Um legado que fica, uma obra eterna
Já várias vezes falávamos entre nós sobre vários heróis nacionais, e um deles sem dúvida era Rui Nabeiro.
E portanto seria impossível não partilhar aqui com todos algumas impressões com que ficamos sempre que o tema foi a vida e a obra de Rui Nabeiro e o que se pode aprender com heróis como Rui Nabeiro.
A sua notável história empresarial começa com grãos de café em 1961, durante as décadas seguintes não mais parou de empreender e inovar, muito em redor da sua principal paixão empresarial, o café, mas em 2007 surge o Vinho, a partir do projecto da Adega Mayor.
O que talvez para uns fosse impossível, talvez difícil, Rui Nabeiro fez acontecer, uns terão dito que foi sorte, mas estamos certos que o próprio apesar de se poder questionar ao longo do seu percurso, certamente acreditou, lutou e realizou como a obra é testemunha e prova disso.
Entre nós, quanto estivemos presencialmente com a figura e a pessoa de Rui Nabeiro, sempre sentimos o sorriso, a gentileza e amabilidade de um ser humano brilhante que falava com orgulho dos seus e das suas raízes, e que, em cada minuto privado com ele havia uma influencia positiva, que todos com quem contactava não ficavam indiferentes à atenção que ele tinha com todos.
O Vinho e a adega
Hoje a Adega Mayor conta com uma vasta extensão ao longo de mais de 300 hectares de montado de azinho, e campos agrícolas em Campo Maior.
Quando estão na Adega Mayor podem a partir do terraço observar que no horizonte conseguem visualizar o olival (Sim, além do Vinho a Adega Mayor também produz Azeite), nuestros hermanos (a vizinha Espanha) e até Portalegre.
Adega Mayor enquanto projecto e obra vale apena visitar, cujo o Arquitecto Siza Vieira enquanto autor da arquitetura afirmou que “Não é fácil encontrar a oportunidade de construir no interior de uma paisagem bela e incólume. E é também uma enorme responsabilidade“.
A lição, a inspiração e o legado que fica
Na verdade enquanto somos empresários, nunca se trata só de um mero negócio, o mal fadado lucro, antes de mais somos pessoas, e, à nossa escala podemos influenciar o mundo, família a família, cliente a cliente. E sim, temos essa faculdade, porque interagimos com pessoas, lideramos, decidimos, implementamos, e fazemos com e para as pessoas.
Nem sempre é bem valorizado e apreciado o impacto que temos em outras pessoas, seja na equipa em nosso redor, com clientes e entre outros esse é um ensinamento que retemos da vida e obra de Rui Nabeiro.
Claro que escrito e falado assim, podemos estar a tornar tudo mais fácil do que é, e do que certamente terá sido, mas com a história de vida e com o legado que fica, parece-nos impossível não ficarmos inspirados com a vida de Rui Nabeiro.
Emocionalmente o simbolismo que podemos factualmente associar ao Dia do Pai ter sido o dia da sua “partida”, é um registo que fica em sua homenagem, porque como um de nós partilhou, e já é público e notório dos inúmeros testemunhos, era como um “pai” para muitos, dado a sua atenção pelo próximo e pelos seus, uma genuinidade própria, o carinho e aquela gratidão de quem sentia-se “obrigado” a retribuir no seu dia-a-dia, tudo o que tinha conseguido com o seu próprio esforço e desempenho.
É com um copo de Vinho da Adega Mayor que vimos aqui hoje celebrar os mais de 90 anos de vida de um homem bom, um legado e uma obra que fica para continuar, porque com Vinho celebramos a vida.
Agradecemos a este tipo de heróis o seu legado e inspiração e resultado disso fica em cada um de nós quer sejamos pais, empreendedores, líderes do hoje e amanhã, a pergunta, como podemos nós, sermos também heróis, e assim sermos impactante na vida das pessoas que estão próximas de nós, sejam as nossas equipas, e todos aqueles, com quem lidamos no nosso dia-a-dia.
Já se perguntaram como gostariam que falassem de vós daqui a 50 anos, ou depois de também “partirem”? fica a questão…
Agora brindemos, neste caso vai ser com Vinho Tinto Reserva do Comendador 2018, e bem-haja Sr. Rui.